-
Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.
-
LETRA D
ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS
-
Não confundam EVENTUALMENTE COM FREQUENTEMENTE.
-
O arquivista de uma instituição considera um documento em sua mesa como sem uso imediato, porém podendo ser consultado eventualmente. A qual idade esse documento se refere? Intermediário
A teoria das três idades divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida. Essa teoria determina a aplicação do arquivo e a destinação de cada documento.
Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente.
Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. É o limbo, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente.
Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores.
-
eventualmente=intermediario
frequentemente=corrente
-
Caramba, errei kkkk
confundi "uso imediato" com "valor imediato"
-
Estágios de evolução (idade)
1ª idade/corrente: Uso frequente
2ª idade/intermediário: Uso eventual
3º idade/permanente: Uso histórico/documental (perderam valor administrativo)
Valor:
Primário/funciona: Servir administrativamente - É temporário
Secundário: Historicamente/fins de pesquisa/informacional - É permanente
-
Resolução: se o uso não é imediato, mas ainda posso precisar dele, temos um documento que pertencente à fase intermediária.
Resposta: D
-
Acredito que a intenção dessa questão foi confundir o candidato com os conceitos de ''idade'' e ''valor''.
Isso pq arquivo corrente/primeira idade e arquivo intermediário/segunda idade, ambos são de valor primário
e arquivo permanente/terceira idade é de valor secundário.
-
O que me pegou foi no tocante ao arquivo estar na mesa, sendo que na idade intermediária ele está condicionado fora do setor.
-
Acredito que a letra A também está correta
-
"na sua mesa" foi uma pegadinha