SóProvas


ID
2544202
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Parte da fumaça liberada pela carbonização da lenha pode ser condensada, aliviando os efeitos negativos ao ambiente.


Com a condensação dos compostos orgânicos, presentes na fumaça, ocorre a geração do:

Alternativas
Comentários
  • O extrato pirolenhoso é produzido pela condensação da fumaça durante o processo de queima da madeira na ausência de oxigênio, processo denominado de pirólise. É mais comum a produção deste líquido durante a produção do carvão vegetal, mas pode ser produzido também pela queima de outros materiais orgânicos (casca de arroz orgânico, material de poda, serragem, entre outros).

    O licor pirolenhoso também chamado de ácido pirolenhoso, vinagre de madeira, extrato pirolenhoso ou líquido pirolenhoso é produzido a partir da conversão térmica da madeira em carvão vegetal. No Brasil, é conhecido como um subproduto da carbonização, assim como o alcatrão e os gases não condensáveis, que são descartados e não reaproveitados no processo.

    Como sabemos, o carvão é o principal produto obtido da carbonização da madeira, em torno de 35% em rendimento gravimétrico – lembrando que, esse resultado pode ser obtido a partir de um bom sistema de produção. Os 65% restantes são de alcatrão insolúvel (7%), gases não condensáveis (25%) e licor pirolenhoso + alcatrão solúvel (33%).(matanativa.com.br)