Letra E.
Efeméride segundo o definição do Prof. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão em seu Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica é:
Tabela que fornece, em intervalos de tempo regularmente espaçados, as coordenadas que definem a posição de um astro.As efemérides constituem o elo entre as teorias sobre as quais são cosntituídas e as observações posteriores, o que permite provar a validade daquelas.
Livro contendo várias efemérides e anúncios de fenômenos astronômicos, que se publica anualmente. São célebres o Americam Ephemeris e o Astronomical Ephemeris, publicados, pelo Observatório Naval dos EUA e Observatório de Greenwich da Inglaterra. A Efeméride Astronômica do Observatório Nacional, a mais antiga efeméride brasileira, foi publicada pela primeira vez em 1885.
Com base nas efemérides, o astronômo sabe quando é possível observar um determinado astro no firmamento da sua localidade. Os números envolvidos que permitem definir aquele momento de observação dependem de vários fatores como:
Posição na Superfície Terrestre
Instante da Observação
Condição Climática
Esses fatores acabam por obrigar que as tábuas de valores numéricos sejam construídas para uma determinada localidade, a qual servirá de referência para as demais localidades, com as devidas correções de fuso horário. Alguns eventos são específicos pois dependem exclusivamente da sua posição na superfície terrestre. Com a facilidade dos programas de computador, a Computação permite que cada observador possa ter as sua próprias efemérides para a sua localidade e inclusive simular o céu que lhe estará visível naquele instante.