SóProvas


ID
2544313
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do pressuposto de que a ética profissional remete “à reflexão sobre a moralidade profissional” (Cardoso, 2013), é correto afirmar que essa reflexão resulta em:

Alternativas
Comentários
  • A moral surge pela necessidade de regular interesses que podem ser divergentes ou não. Conforme Cardoso (2013) não existe moral neutra, ela sempre carrega em si o direcionamento que se quer dar à sociedade.

    Enquanto a moral é ação, a ética é a reflexão, ou seja, prática e teoria. Desse modo, a ética é o estudo dos comportamentos estabelecidos pela moral, é um tratamento científico dos problemas morais. Cardoso (2013) entende que a ética tem por compromisso desvelar as ações e as relações humanas e as normas estabelecidas por determinado tempo histórico e determinada sociedade. Portanto, a ética busca compreender e relacionar criticamente os atos e as normas, como também influenciar ou não nas normatizações prático-morais

    De maneira geral, o conjunto de normas e regras que atravessam a sociabilidade, é compreendido, pela tradição filosófica, como a própria moral, estabelecendo a relação entre o individuo e a sociedade e fazendo com que a moral diga respeito ao comportamento dos indivíduos no convívio social.2 Desse modo, “[...] embora a moral seja o conjunto de normas e regras sociais, efetivamente ela só se objetiva através da ação dos indivíduos a partir das escolhas e atitudes, com base nas condições objetivas e subjetivas dos vários aspectos e esferas de sua vida” (CARDOSO, 2013, p.43). Já a ética é uma reflexão sobre isso, portanto, a moral como o objeto de estudo da ética. Compreendemos a ética como uma capacidade humana, uma dimensão da vida social captada na ontologia do ser social elaborada na tradição marxista. A ética está organicamente associada às formas de sociabilidade que, por sua vez, são calcadas na categoria trabalho – o fundamento ontológico do ser social.http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/serpinf/2014/assets/06.

  • A  moral profissional  diz  respeito  à  relação  entre  a  ação  profissional  do indivíduo singular  (derivada de determinado comportamento prático objetivador  de  decisões,  escolhas,  juízos  e  ações  de  valor moral),  os  sujeitos  nela  envolvidos  (usuários, colegas, etc.) e o produto concreto da intervenção profissional (avaliado  em  função  de  suas  consequências  éticas,  da  responsabilidade  profissional,  tendo  por  parâmetros  valores  e  referenciais  dados  pela  categoria  profissional,  como  o  Código de Ética, etc.).  

  • Gabarito. valores e princípios que direcionam o agir profissional;

  • Falou em valores e moralidade, falou em princípios!

  • A reflexão sobre a moralidade profissional está relacionada com a questão dos valores e princípios que direcionam para o agir profissional.

    Note que a letra c fala sobre diretrizes e normas para a atuação profissional, o que poderia causar alguma confusão para o candidato. Diretrizes e normas, no entanto, se não tiverem caráter ético, são simples comandos técnicos sobre o agir profissional, não tendo relação estrita com a moralidade.

    Resposta: A

  • A moralidade profissional corresponde a todos os princípios e valores que devem pautar a atuação profissional. Relaciona-se com as diretrizes e normas (alternativa C), mas não se limita a elas, pois alcança também princípios como a probidade, lealdade e justiça que nem sempre estão positivados nas normas profissionais.

    Gabarito: A