SóProvas


ID
2544589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Durante o exame da cavidade oral, a retirada de um tecido, ou de parte dele, para exame de diagnóstico deve ser realizada somente se não for possível obter o diagnóstico definitivo da lesão utilizando-se outras modalidades de avaliação. Considerando essa informação, ao se deparar com uma ulceração bucal, medindo 0,8 mm, em paciente com histórico de câncer bucal submetido a cirurgias extensas e à radioterapia, o cirurgião-dentista, ao fazer o controle, realiza a retirada dessa ulceração por

Alternativas
Comentários
  • Na verdade não existe alternativa correta, a citologia não é indicada para "remoção de lesões".

  • Gabarito da questão letra A!

  • A citologia esfoliativa consiste no exame microscópico do material raspado da superfície da lesão da mucosa bucal. É um procedimento simples, não invasivo onde não há necessidade do uso de anestesia. Possui ainda a vantagem de ser rápido, o que diminui a ansiedade do paciente. É importante ressaltar que apresenta limitações, o que torna sua indicação bastante precisa, sendo útil no auxilio (triagem) do diagnóstico de tumores malignos e alguns processos infecciosos. Não deve ser realizado em lesões profundas cobertas por mucosa sadia, lesões com mucosa superficial necrosada ou hiperqueratinizadas.

    A citologia esfoliativa consiste em um método de diagnóstico, mas não dispensa o exame histopatológico de material coletado por meio de biópsia. No entanto, quando bem conduzida, é um excelente auxiliar no diagnóstico das ulcerações bucais e controle de pacientes com histórico de câncer bucal e que foram submetidos a cirurgias extensas e à radioterapia.

    http://www.lesoesbucais.com.br/ler_artigo.asp?codigo=61&cat=6

  • Estudos indicam que a citopatologia pode ser utilizada rotineiramente como método diagnóstico de carcinoma de células escamosas oral, já que apresenta elevada concordância diagnóstica com o exame histopatológico (padrão-ouro) nos diagnósticos de positividade para carcinoma de células escamosas, e negatividade para malignidade.