SóProvas


ID
2544613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em se tratando de paciente submetido a cirurgia periodontal, a técnica mais adequada para a limpeza nos sítios de cicatrização é a de

Alternativas
Comentários
  • Assistam o vídeo https://youtu.be/moIPu8iESwA

  • Gabrtito letra C!

  • TÉCNICA DE FONES->Indicada para crianças em idade pré-escolar, essa técnica também pode ser ensinada para pacientes que têm pouco tempo para realizar a escovação durante o dia. Posicionando-se a escova num ângulo reto em relação aos dentes, devem ser realizados movimentos CIRCULARES suaves em todas as superfícies dos dentes, com exceção da face mastigatória, na qual devem ser realizados movimentos ântero-posteriores.

    TÉCNICA DE STILLMAN->Indicada para crianças com mais de 7 anos e pacientes em geral. Cerdas em ângulo de 45º em relação ao eixo dental e em direção a gengiva marginal com leve pressão e movimento VIBRATÓRIO no sentido mésio-distal e depois com movimento gradual de deslize em direção ao plano oclusal removendo o biofilme.

    TÉCNICA DE CHARTERS->Indicada p/os casos de retração papilar e cirurgia periodontal. Aplicar a cabeça da escova sobre o dente em ângulo de 45º com o plano oclusal com as cerdas apontadas para a coroa com leve pressão no sentido de saída do sulco imprimindo movimentos VIBRATÓRIOS. Escovar dois dentes de cada vez, ao final de um ciclo de dez movimentos por grupo de dois dentes, deslocar a escova no sentido oclusal. Nas regiões interproximais efetuar os movimentos garantindo que o espaço seja massageado pelas cerdas, se for o caso com a escova longitudinalmente colocada.

    TÉCNICA DE BASS->Essa técnica é indicada para pacientes com doença periodontal e permite a limpeza do sulco gengival sem causar ou agravar lesões na gengiva. A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45º em relação ao eixo longitudinal dos dentes. Os movimentos de escovação devem ser curtos e VIBRATÓRIOS, sem força excessiva e no sentido ântero-posterior, mantidos por cerca de dez segundos em cada região alcançada pela escova.

    TÉCNICA DE LEONARD->Ao invés de utilizarmos como nas outras a escova num posicionamento a maior parte horizontal, esta técnica orienta a escova num posicionamento vertical usando uma movimentação para baixo e para cima.

  • TÉCNICA DE CHARTERS OBJETIVO: Penetração das cerdas da escova nos casos de retração das papilas interdentais; remção do biofilme supra-gengival. INDICAÇÕES: Em caso de retração papilar. MÉTODO: 1. Aplicar a cabeça da escova sobre o dente em ângulo de 45º com o plano oclusal; 2. Pressionar levemente as cerdas; 3. Imprimir movimentos vibratórios curtos; 4. Escovar dois dentes de cada vez, ao final de um ciclo de dez movimentos por grupo de dois dentes, deslocar a escova no sentido oclusal.