SóProvas


ID
2544655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito de procedimentos relativos à plastia de irregularidades da crista alveolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A alveoloplastia intra-septal ou Técnica de Dean envolve a remoção do osso intra- septal e o reposicionamento do osso cortical vestibular em vez da remoção de áreas irregulares ou excessivas da cortical labial. INDICAÇÃO: indicada em áreas onde o rebordo apresenta uma irregularidade no fundo de vestíbulo labial devido à configuração do rebordo alveolar. TÉCNICA: Depois de feita a remoção do osso intra-septal, a pressão digital deve ser forte o suficiente para quebrar a tábua cortical labial do rebordo alveolar no sentido interno a fim de aproximá-la da tabua palatina.

    b) Uma incisão mucoperiosteal ao longo da crista do rebordo com uma extensão adequada anterior e posterior a área a ser exposta, bem como o rebatimento do retalho permitem a visualização e acesso adequados ao rebordo alveolar. Quando a visualização não for boa, pode ser necessário pequenas incisões verticais relaxantes. A técnica de incisão relaxante é preferida diante da possibilidade de laceração nas bordas do retalho quando se realiza uma exposição inadequada com retalho tipo envelope, embora as relaxantes criem um maior desconforto durante o período de cicatrização. 

    c) O mucoperiósteo deve ser deslocado somente na extensão adequada para expor a área de irregularidade óssea, pois o excessivo descolamento do retalho pode resultar em áreas de osso desvitalizado, as quais serão reabsorvidas mais rapidamente após cirurgia, e na diminuição da adaptação do tecido mole ao rebordo alveolar.

    d) idem a justificativa para questão B

     

    fonte: CIRURGIAS VOLTADAS PARA UTILIZAÇÃO DE PRÓTESE TOTAL: REVISÃO DE LITERATURA 
    ELIAS,R ; FERRAZ, M; GODOU,L disponivel em: http://www.cispre.com.br/acervo_detalhes.asp?Id=28

  • A alveoloplastia intrasseptal ou técnica de Dean (1936) baseia-se na remoção do osso intrasseptal e o reposicionamento do osso cortical vestibular em vez da remoção de áreas irregulares ou excessivas da cortical labial, como é feito na Técnica de alveoloplastia Vestibular. A Técnica de Dean é utilizada em áreas nas quais o rebordo é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém apresenta irregularidades no fundo de vestíbulo labial devido à configuração do rebordo alveolar.