SóProvas


ID
2545369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do projeto ético-político profissional do serviço social brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi o erro da letra D. De acordo com Joaquina Barata Teixeira e Marcelo Braz em seu artigo "O projeto ético­político do Serviço Social", é reforçado as duas partes do item citado. Vejamos:


    Primeira parte: (O projeto ético-político do serviço social é equivalente ao projeto societário de transformação social...)


    "Não há dúvidas de que o projeto ético-político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Essa vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção profissional põe. Ao atuarmos no movimento contraditório das classes, acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorecem a um ou a outro projeto societário. Nas diversas e variadas ações que efetuamos, como plantões de atendimento, salas de espera, processos de supervisão e/ou planejamento de serviços sociais, das ações mais simples às intervenções mais complexas do cotidiano profissional, nelas mesmas, embutimos determinada direção social entrelaçada por uma valoração ética específica. "


    Segunda parte: (...uma vez que determina a direção política da prática profissional. )


    "Todo projeto e, logo, toda prática, numa sociedade classista, têm uma dimensão política, (...). Ou seja, se desenvolvem em meio às contradições econômicas e políticas engendradas na dinâmica das classes sociais antagônicas. Na sociedade em que vivemos (a do modo de produção capitalista), elas são a burguesia e o proletariado. Logo, o projeto profissional (e a prática profissional) é, também, projeto político: ou projeto político‐profissional. Detém, como dissera Iamamoto (1992) ao tratar da prática profissional, uma dimensão política, definida pela inserção sociotécnica do Serviço Social entre os distintos e contraditórios interesses de classes." 



    Se alguém puder comentar, agradeço!

  • Talvez o erro seja o termo político no lugar do social. Mas acho muito vago se for só por isso, visto que toda prática tem uma dimensão política...


     Conforme Iamamoto (2000) O Código de Ética representa a defesa da profissão, do exercício do Serviço Social com qualidade, na perspectiva da defesa dos usuários, dos profissionais, dos espaços de trabalho, em conseqüência dos direitos. Nele estão contidos valores que expressam a direção social desse Projeto Profissional, vinculado à defesa de um projeto social, significando a construção e efetivação de um Projeto Coletivo, um Projeto Profissional.


    "...Entretanto, este projeto profissional muda o perfil da profissão, define uma direção social, vejamos: O nosso projeto ético-político significa a definição da direção da profissão, vinculando o projeto profissional a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, no qual são estabelecidos compromissos com a classe trabalhadora e a necessidade de transformação societária, tendo como valor ético central a liberdade e o compromisso pela luta na construção da autonomia, da emancipação e da cidadania plena dos sujeitos sociais." 

  • Letra B - O interesse pelo tema surgiu em virtude do Projeto ético-político dos profissionais de Serviço Social, materializado entre outros pelo Código de Ética de 1993, o qual enfatiza e prioriza a ampliação e consolidação da cidadania. Esta é considerada tarefa primordial de toda a sociedade com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras, e revela-se como um dos princípios fundamentais a serem operacionalizados pela profissão (CÓDIGO DE ÉTICA DOS ASSISTENTES SOCIAIS, 1993). 

  • Acredito que o erro da letra D é a palavra "equivale" que tem por significado: mesmo valor, mesmo peso. E os autores afirmam que o PEP é vinculado ao Projeto Societário. Equivalente, na minha concepção, seria como dizer que um é igual ao outro. Eles podem ter muitos pontos em comum, mas não são iguais. Eles meio que se completam. Tipo isso, que eu entendi. Posso estar errada tbm. Pelo menos foi o único "erro" da questão que achei. Me corrijam se eu estiver errada.

  • Tive o mesmo raciocínio que Fernando.