-
d)
cabe garantir a discussão com os usuários sobre as possibilidades das situações, devendo o assistente social respeitar as decisões daqueles, ainda que sejam contrárias a seus valores ou a suas crenças.
-
Com relação à letra C: é vedado integrar comissão interdisciplinar de ética em seu local de trabalho, quando se tratar de avaliação da conduta profissional de outra categoria.
De acordo com O CEP: art. 7º d. constituem direitos do AS: integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
ou seja, pode avaliar a conduta de profissional de outra categoria, desde que esse integre a equipe interdisciplinar.
Resposta da questão: LETRA D
-
Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:
a- contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais;
b- garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos/as profissionais, resguardados os princípios deste Código;
-
Vamos analisar as alternativas:
A) Errado. É um DEVER do assistente social denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do/a cidadão/cidadã;
B) Errado. O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.
C) Errado. É um DIREITO integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
D) cabe garantir a discussão com os usuários sobre as possibilidades das situações, devendo o assistente social respeitar as decisões daqueles, ainda que sejam contrárias a seus valores ou a suas crenças. Correto
E) Errado. É VEDADO intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional, salvo a pedido desse/a profissional; em caso de urgência, seguido da imediata comunicação ao/à profissional; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada;
Gabarito: D
Conheça o curso de Serviço Social no Estratégia Concursos
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/servico-social-p-concursos-curso-regular-com-videoaulas-2020-2/
-
A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social, que foi instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993.
Analisando as alternativas, temos:
A – Incorreta. É facultado realizar denúncia aos órgãos competentes dos casos de violação dos direitos humanos, no que diz respeito à ausência de condições mínimas de sobrevivência.
B – Incorreta. Compete, no trabalho multidisciplinar, compartilhar todas as informações adquiridas em decorrência do exercício profissional. De acordo com o “Art. 16º”, do Código de Ética, o sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. Parágrafo único do “Art. 16º”, em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.
C – Incorreta. É vedado integrar comissão interdisciplinar de ética em seu local de trabalho, quando se tratar de avaliação da conduta profissional de outra categoria. De acordo com o “Art. 7º”, inciso d, do Código de Ética, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.
D – Correta. cabe garantir a discussão com os usuários sobre as possibilidades das situações, devendo o assistente social respeitar as decisões daqueles, ainda que sejam contrárias a seus valores ou a suas crenças. De acordo com o “Art.5º, inciso b, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários.
E – Incorreta. É permitido intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional sempre que ele oferecer respostas mais efetivas às demandas dos usuários. De acordo com o “Art. 11º”, inciso a, do Código de Ética, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social nas relações com assistentes sociais e outros/as profissionais.
Gabarito: D