SóProvas


ID
254602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

Para duas edificações idênticas, com exigências de proteção de fachadas semelhantes e orientações iguais, localizadas na mesma latitude, mas em hemisférios diferentes, pode-se aproveitar o mesmo estudo de proteção de fachadas de uma construção para a outra, bastando inverter a posição norte/sul.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe onde está o erro desta questão?!
  • Juliana, também errei a questão. Acho que apenas a latitude ser semelhante não podemos considerar as mesmas condições climáticas. Não sei até que ponto a longitude interfere, mas temos os ventos, então...
    Abraço
  • O sol não é o único fator estudado na proteção de uma fachada.

    Deve-se levar em consideração a ventilação.

    A Longitude também influencia na quantidade de sol que bate na fachada.

    Pois enquanto em Brasília o horario do sol é das 6h as 18h. No hemisfério norte esse horário pode ser alterado.

    O clima também influencia nas proporções das aberturas.
  • Não tem como estarem localizadas na mesma latitude e em hemisférios diferentes.

  • Não sei se falo besteira, mas o norte /sul continua sendo norte/sul em qualquer latitude, não tem essa de inverter.

  • O fenômeno da continentalidade, que é maior no morte que no sul, influencia nas condições climáticas. Por isso as mesmas soluções arquitetônicas não podem ser utilizadas em emisférios diferentes, mesmo que na mesma latitude

  • Quando a questão diz que as exigências de proteção de fachadas são idênticas, não fica implícito que clima, vento, pluviosidade, etc, etc, etc são idênticas? Sendo assim, por que não seria possível aproveitar o estudo solar, alterando a relação norte/sul? Não entendi...
  • Pedro Desgualdo, acredito que é justamente isso que não está implícito, considerando que a posição do Sol apenas se inverteu, terá sim uma similaridade caso rotacione a planta, mas e a umidade? Considerando, por exemplo uma edificação no deserto do Saara, a latitude oposta no hemisfério norte não será tão seco, e certamente as aberturas no deserto serão menores, não se quer vento que roube umidade, nem poeira em suspensão entrando no ambiente.

    Existem também barreiras, e se for uma edificação dentro de um centro urbano, ilha de calor em oposição a um sítio aberto, ou uma edificação em uma praia e outra em um vale, a questão coloca >projeto igual< >proteção semelhante< >orientação solar< mas não considera o lote e nem o entorno urbano..

    As massas de terra afetam o clima, assim como a condição dos ventos, a umidade, acho que a questão resumiu demais a solução, ficando errada.

  • A latitude é medida a partir da linha do Equador. Quanto maior for a latitude de um local, menor será a quantidade de radiação solar recebida. O ponto nessa questão é que apesar de possuírem latitudes iguais,existem muitos outros fatores.