SóProvas


ID
254605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos controles ambientais das edificações, julgue os
itens subsecutivos.

Na realização de controles ambientais das edificações, devemse levar em consideração as características climáticas de cada região; em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, deve-se observar que o Sol passa pelo zênite apenas uma vez por ano, exatamente no solstício de verão do hemisfério sul.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o Sol passa pelo zênite nos equinócios, atingindo a altura de 90° ao meio-dia. 
  • "Na Terra, a região entre latitudes -23,5° (trópico de Capricórnio) e +23,5° (trópico de Câncer) é chamada de região tropical. Nessa região, o Sol passa pelo zênite duas vezes por ano, com exceção dos dois trópicos, onde passa uma única vez. Fora dessa região o Sol nunca passa pelo zênite."

    Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

  • Quantas vezes por ano o sol passa no zênite, ao meio dia, em lugares com latitude: 0° Duas vezes 15° Duas vezes 30° Nenhuma vez 45° Nenhuma vez

    A latitude de Porto Alegre é de 30.

    Fonte: http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/exercicios/quer_sol.htm

  • simplificando oscomentários anteriores:

    O sol só passará pelo zênite na zona intertropical, ou seja entre os trópicos de câncer e o de capricórnio... O RS não está na zona intertropical porque ele está abaixo do trópico de carpicórnio, então lá, mesmo no verão, o sol jamais passará pelo zênite... Só vai passar se a Terra tombar mais (o que eu acho muito difícil)

     

    questão errada

  • Para que se entenda em termos práticos a definição dos trópicos de Câncer e de Capricórnio, pode-se considerar a posição o zênite do Sol.

    Nos pontos da Terra situados exatamente sobre trópicos de Câncer e de Capricórnio, haverá ao menos um momento, num único dia a cada ano, em que o Sol estará em seu completo zênite. Isso ocorrerá na data do solstício de verão do respectivo hemisfério. Estará totalmente "a pino", de modo que as sombras dos objetos ficarão exatamente sob os mesmos. Isso ocorre por volta de meio-dia, variando essa hora em função da posição relativa do local dentro do seu fuso horário.

    m dois dias do ano, nos pontos da Terra situados entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, haverá um momento de "sol a pino"' (zênite). Sobre a linha do equador, essas duas datas são os equinócios (20~21 de março; 22~23 de setembro), separados entre si por cerca de 6 meses.

    À medida que as latitudes se afastam do equador, a diferença entre as datas dos dois zênites solares vai se reduzindo - começando de seis meses, no equador - até chegar a zero, quando o zênite ocorre em uma data única, sobre os dois trópicos (23º26'14" N e 23º26'14" S)

    Ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio, o Sol jamais fica no seu zênite. No brasil o tropico de capricornio passa por Mato Grosso do Sul
    Paraná
    São Paulo