SóProvas


ID
254608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes à ventilação e à exaustão
nos projetos de arquitetura.

De acordo com Brown e DeKay, na ventilação por efeito chaminé, não se faz necessária a movimentação do ar externo para que o ar interno se mova através de uma edificação. Nesse tipo de ventilação, o desempenho da saída de ar pode ser melhorado pela sua localização em uma zona de sucção ou pressão positiva criada pela corrente de ar que flui sobre a edificação.

Alternativas
Comentários
  • Bom, eu não tenho certeza, se alguem puder me confirmar eu ia ficar grata.
    O efeito chaminé ocorre por diferença de pressão: quando há janela alta e outra baixa, o ar quente sobe dando espaço para o ar frio, por isso a movimentação de ar. Então, teóricamente nao se faz necessaria a movimentação do ar externo para haver essa ventilação dentro do edificio.
    Eu acho que o erro esta na zona de sucção positiva? é isso?
    Se alguem puder me ajudar!!!
  • Quando não há vento, o efeito chaminé torna-se o único responsável pela renovação do ar nas edificações e representa a situação mais simples da ventilação natural. Se há incidência de vento, essa ação deve ser conjugada ao efeito chaminé, de forma que essas ações se somem resultando numa ventilação natural mais eficiente. Para que isto ocorra, é fundamental que a configuração do fluxo de ar, no interior da edificação, originária da ação do vento, isoladamente, e o sentido do fluxo proveniente das diferenças de temperatura se somem. Quando não há a conjugação desses dois fenômenos, a oposição dos mesmos pode acarretar alguns inconvenientes, como pressões maiores devido ao vento nas aberturas superiores em relação àquelas provenientes do efeito chaminé, impedindo o escape de fumaça e poeiras geradas internamente.

    (Toledo, 1999; Alloca et al, 2003; Li et al., 2003).
  • O erro está em dizer que a pressão é positiva. Na verdade a zona de pressão deve ser negativa para que ocorra a succção.

    Foi uma pegadinha.