Resposta: Errado
De acorco com Schiffer (2001), "As trocas térmicas entre os corpos advêm de uma das duas condições básicas: existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes ou mudança de estado de agregação.
No âmbito do conforto termo-higrométrico, o elemento que proporciona as trocas térmicas por mudança de estado de agregação — sem mudança de temperatura — é a água, e apenas nos casos de passar do estado líquido para o estado de vapor e do estado de vapor para o estado líquido".
Ainda de acordo com esta autora, há dois tipos de trocas térmicas:trocas térmicas secas e as trocas térmicas úmidas
Trocas térmicas secas: trocas de calor que envolve variações de temperatura
- convecção: troca de calor entre dois corpos, um sólido e outro fluído
- radiação: troca de calor entre dois corpos, através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica
- condução: troca de calor entre dois corpos, que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam a temperaturas diferentes
Trocas térmicas úmidas: trocas de calor que envolve a água
- evaporação: troca térmica úmida proveniente do estado líquido para o gasoso
- condensação: troca térmica úmida proveniente do estado gasoso para o líquido
Logo a resposta deveria ser que ocorre através de cinco processos: convecção, radiação, condução, evaporação e condensação. Embora há autores que mencione os quatro processos (convecção, radiação, condução e evaporação), como Roberto Lamberts, mas ele não afirma que só exista os quatro.
Referência Bibliográfica: SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico: arquitetura, urbanismo. Anésia Barros Frota,
5. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
Acho que a questão está na linha de raciocínio da Mari.
O calor perdido para o ambiente através das trocas secas é denominado calor sensível e é função das diferenças de temperatura entre o corpo e o ambiente. Já o calor perdido para o ambiente através das trocas úmidas é denominado calor latente e envolve mudança de estado de agregação — o suor, líquido, passa para o estado gasoso, de vapor, através da evaporação. Assim, o organismo perde calor para o ambiente sob duas formas: calor sensível e calor latente.
Corpos que estejam a temperaturas diferentes trocam calor, os mais “quentes” perdendo e os mais “frios” ganhando, sendo que o calor envolvido é denominado calor sensível.
No âmbito do conforto termo-higrométrico, o elemento que proporciona as trocas térmicas por mudança de estado de agregação — sem mudança de temperatura — é a água, e apenas nos casos de passar do estado líquido para o estado de vapor e do estado de vapor para o estado líquido. O calor envolvido nestes mecanismos de troca é denominado calor latente.
Frota e Schiffer, Manual de conforto térmico.