SóProvas


ID
2548969
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um servidor da Ufes precisa redigir um documento oficial a ser enviado ao chefe do setor responsável pela manutenção predial da Universidade. Considerando essa informação e com base no Manual de Redação da Presidência da República (2002), analise as afirmativas a seguir.


I. O vocativo a ser empregado no documento é “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo ocupado pelo destinatário.

II. O documento adequado a ser redigido pelo servidor é um ofício, pois a correspondência é destinada a outro setor da Universidade.

III. O texto deve ser redigido em um único parágrafo, pois esse tipo de documento oficial caracteriza-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

IV. O arquivo virtual do documento deve ser nomeado com os seguintes dados: tipo do documento, número do documento e palavras-chave do conteúdo.

V. O campo referente à identificação do destinatário deve ser preenchido com o nome completo do chefe do setor responsável pela manutenção predial da Universidade.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão? Pelas estatísticas a maioria marcou A que a meu ver é a correta. Onde se diz no Manual da Presidencia que se deve colocar palavras-chave ?

  • Eu marquei a alternativa "a".

    Entendi se tratar de um memorando, pois é uma comunicação dentro do mesmo órgão. Para mim, o vocativo está correto. E no memorando o destinatário é tratado pelo cargo que ocupa.

    Será que o "chefe" era mesmo homem? E não poderia ser tratado de "senhora"? KKKKKKK

    Se alguém puder esclarecer... Agradeço.

     

  • indiquem a questão para comentário!

  • Trata-se de memorando, o qual, conforme exemplo dado no manual de redação da presidência, não possui vocativo.

  • Alternativa correta: E. 

     

    O documento em questão é um memorando, portanto:

     

    I - ERRADA: Memorando não tem vocativo.

     

    II - ERRADA: O documento adequado é o memorando, já que se trata (ao que tudo indica) de uma comunicação entre servidores do mesmo órgão, inclusive da mesma lotação;

     

    III - ERRADA: Não há limitação de parágrafos. O que existe é a obrigação de ser célere;

     

    IV - CORRETA: A nomenclatura correta dos arquivos salvos digitalmente deve serguir o padrão Tipo do Documento + Número + Palavras-chave do Conteúdo (Of. 123 - Relatório de Produtividade de 2002);

     

    V - ERRADA: Como isso é um memorando, a identificação do destinatário se dá pelo cargo. 

  • I - CERTA ??? -  Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos - conforme a pág. 17 e 18 do Manual de Redaçao Oficial.

    Eu tinha certeza que estava certa a I - entao fiu pesquisar e encontrei essa questao com recurso:

    Questão:

    Julgue o item subsequente, a respeito do padrão ofício em comunicações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

    No memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofício.

    Resolução da Equipe Tecnolegis:
    QUESTAO - Conforme o MRPR, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo de vocativo. No memorando, não consta vocativo, e o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.

    A Banca acolheu recurso e alterou o gabarito, de "certa" para "errada" sob o seguinte fundamento:

    "Diferentemente do afirmado no item, o MRPR não explicita a dispensa do vocativo em memorandos, apenas afirma que o vocativo deve ser acrescido em avisos e ofícios. Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito do item." - Gabarito Errada.

    https://www.tecnolegis.com/provas/comentarios/183570 

    II - ERRADA - o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. Ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Finalidade - assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    III - ERRADA - Realmente a sua característica principal é a agilidade e a tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela
    rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos,  mas o manual nao fala em limite de parágrafos. OBS: os despachos deverao ser dados no próprio documento.

    IV - CERTA - o) para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo Ex.: “Of. 123 - relatório produtividade ano 2002”- pág. 13 do Manual de Redaçao Oficial

    V - ERRADA - SEM O NOME - destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • I - ERRADA: não por momorando não pussuir vocativo, memorando não tem obrigação de vir com vocativo, mas pode vir. O erro é porque é ''AO'' chefe (Um servidor da Ufes precisa redigir um documento oficial a ser enviado ao chefe do setor responsável pela manutenção predial da Universidade), então vocativo não poderia vir com ''Senhora''.

  • Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração

                                  Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

     

    Fonte: MRPR

  • ESCLARECENDO A (I)

    VOCATIVO : 

    AO CHEFE DO SETOR = HOMEM

    À CHEFE = MULHER 

  • 1º ponto:  Deveriamos notar pelo enunciado da questão que se trata de um memorando. (Eliminamos a alternativa II)

    -> Memorando NÃO tem vocativo! (Eliminamos I)
     

    III -> MODELO DO PARÃO OFÍCIO:
    1. IDENTIFICAÇÃO DO EXPEDIENTE
    2. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL E DA DATA
    3. IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO
    4.. ASSUNTO
    5. TEXTO
    6. FECHO
    7. IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO (NOME + CARGO)



    V -> O campo de identificação do destinatário no momando é preenchido apenas com o cargo!

    GABARITO -> [E]

     

  • A questão está desatualizada. A terceira edição do Manual de Redação Oficial fez algumas alterações, como por exemplo não diferenciar ofício, aviso e memorando, havendo apenas o que chamaram de "padrão ofício ".