SóProvas


ID
2549497
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um órgão público, foi empregada a autoridade formal para a resolução de conflitos internos. Nesta estratégia de gestão de conflitos, a administração faz uso de sua autoridade, assumindo o papel de árbitro e comunicando a decisão posteriormente às partes.


Assinale a opção que melhor define esse estilo/técnica de gestão de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra B

     

    Estilo competitivo: é o comando autoritário que reflete forte assertividade para impor o seu próprio interesse. É utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou impopulares, em que a urgência ou emergência é necessária ou indispensável. É a atitude de confronto e de dominação e que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso da autoridade.

     

    Estilo de colaboração ou solução de problemas: reflete elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças. É utilizado quando os interesses de ambos os lados são importantes, quando os pontos de vista das partes podem ser combinados para uma solução mais ampla e quando o compromisso requer consenso.

     

    Estilo de acomodação: reflete alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente. Funciona quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é muito importante, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações.

     

    Chiaventato, Gestão de Pessoas

  • Gab B

    Técnicas de resolução de conflitos--> Comando autoritário: A administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e, depois, comunica seu desejo às partes envolvidas.

  • a) Expansão de recursos: quando o conflito é causado pela escassez de um recurso, a expansão do recurso pode criar uma solução ganha-ganha.

     

    b) Comando autoritário: a administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e depois comunica seu desejo às partes envolvidas.

     

     

  • Evitação

    Nem assertiva nem cooperativa

    Serve pra evitar ou fugir do conflito.

    Indicações:
    Quando o assunto é trivial;
    Não há chance de ganhos;
    Quando requer tempo para obter informações;
    Quando um desacordo é perigoso ou oneroso.

    Acomodação

    (Harmonização)

    Alto grau de cooperação

    Suavizar a situação e manter harmonia;
    Resolver pontos menores de discordância

    Indicações:
    Manter a harmonia entre as partes envolvidas

    Competitivo

    Forte assertividade

    Comando autoritário para limpar o próprio interesse;
    Atitude de confronto e dominação;

    Indicações:
    quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta.

    Compromisso

    Combinação de assertividade e cooperação

    Indicações:
    é utilizado quando ambas as partes aceitam ganhos e perdas na solução;
    ambos tem igual poder e querem reduzir as diferenças.

    Colaborativo

    Alto grau de assertividade e cooperação

    Chamado de solução de problema;
    Habilita ambas as partes a ganhar;
    Ambas as partes ganham e se comprometem com a solução encontrada.

  • Abordagem coercitiva (comando autoritário).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra B.

    Comando autoritário = Usa a autoridade = Abordagem coercitiva (comando autoritário).

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 444),

    Técnicas de resolução de conflitos

    • Resolução de problemas: encontros entre as partes conflitantes com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo por meio de uma discussão aberta.

    • Metas superordenadas: criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.

    • Expansão de recursos: quando o conflito é causado pela escassez de um recurso — por exemplo, dinheiro, oportunidades de promoção ou espaço físico de trabalho — , a expansão desse recurso pode criar uma solução ganha-ganha.

    • Não enfrentamento: suprimir o conflito ou evadir-se dele.

    • Suavização: minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

    • Concessão: cada uma das partes abre mão de algo valioso.

    • Comando autoritário: a administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e, depois, comunica seu desejo às partes envolvidas.

    • Alteração de variáveis humanas: utilização de técnicas de modelagem comportamental para alterar atitudes e comportamentos que causam conflitos.

    • Alteração de variáveis estruturais: mudanças na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas etc.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

     

  • GAB B

    Para Chiavenato os estilos de administração de conflitos podem ser definidos da seguinte forma:

    1. Estilo de evitação/abstenção: A postura não é assertiva nem cooperativa. É utilizada quando um problema é trivial, quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações, quando os ânimos se alteram ou quando um desacordo pode ser oneroso ou perigoso. Este tipo de administração do conflito pode criar um conflito do tipo perder-perder.
    2. Estilo de acomodação: Existe alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia, no intuito de resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente, o que pode acabar ignorando a essência real do conflito;
    3. Estilo competitivo/impositivo: Existe o comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou que necessitam de dominação. Geralmente, cria um conflito do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando à custa da outra. 
    4. Estilo de compromisso/acordo: Encontra-se neste estilo a combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação, sendo utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução, criando um conflito do tipo ganhar-perder, pois cada parte dá algo e ganha algo de valor. 
    5. Estilo de colaboração/solução integrativa: Também chamado de solução de problemas, apresenta elevado grau de assertividade e de cooperação e habilita ambas as partes a ganhar, sendo utilizado quando os interesses dos dois lados são importantes e quando o equilíbrio requer bom senso, possibilitando a reconciliação das diferenças entre as partes.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)