-
Analisando as alternativas:
b) Spyware.
Errada. Esse malware rouba coleta informações da vítima
c) Backdoor.
Errada. É um malware que permite o invasor voltar ao dispositivo da vítima.
d) Cavalo de troia.
Errada. É um malware que ,aparentemente, não traz nenhuma ameaça, mas na verdade trará muitos danos ao dispositivo da vítima.
Qcom - Questão comentada
https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ
-
GABARITO A
Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:
Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.
Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).
Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.
-
Ano: 2016 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: Assistente de Tecnologia da Informação
(...)
Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:
(V) Worm é um programa de computador capaz de se propagar pelas redes, enviando cópias de si próprio para outros computadores.
(V) Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
(V) Vírus de computador é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
(V) Trojan é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. (*Cavalo de troia = Trojan)
**Backdoor: retorno de um invasor a uma computador comprometido, assegura o acesso futuro, se instala por meio da configuração de um novo serviço ou por substituição por versões mais recentes.
(Fonte: Cert.br, Cartilha de Segurança para Internet)
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware responsável por se propagar e auto replicar após a execução do programa ou arquivo hospedeiro.
A) Correta – Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.
B) Incorreta - O malware “Spyware” é o responsável por espionar o usuário, através das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
C) Incorreta - O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.
D) Incorreta - O malware “Cavalo de Tróia" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.
Gabarito – Alternativa A.