SóProvas


ID
2550424
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente em uso de varfarina (Marevan®) será submetida à cirurgia periodontal cruenta. Com base nessas informações, é correto afirmar que o período de suspensão desse medicamento, com autorização do cardiologista, antes da cirurgia, é de

Alternativas
Comentários
  • Varfarina é anticoagulante.

    Indicada para prevenção de: trombose, embolia (pac com válvula cardíaca ou fibrilação), AVC e infarto.

  • O Gabarito está errado. Segundo Lindhe, para pacientes em situação especial, para cirurgia periodontal: "Para manter o tempo de protrombina satisfatório para o controle da hemorragia durante a cirurgia em pacientes com altos níveis de anticoagulantes, um ajuste na terapia deve ser iniciado 2–3 dias antes da consulta odontológica."

  • segundo o artigo que fala intitulado Manejo perioperatório de pacientes em uso de anticoagulantes orais,DO JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMONIA, em pacientes cuja INR está no nível terapêutico(2-3), interrompe-se o uso de anticoagulante oral 5 DIAS ANTES, obtendo-se nova INR NO DIA ANTERIOR À CIRURGIA, o qual deve estar menor que 1,5.

  • Devia ser anulada...

    Estudos têm demonstrado que procedimentos cirúrgicos odontológicos realizados em pacientes sob anticoagulação oral com varfarina, cujo INR está em níveis terapêuticos, são acompanhados de baixo risco de sangramento e quando estes ocorrem, podem ser facilmente controlados com medidas locais . Ressaltam que o risco de complicações trombóticas resultantes da suspensão da terapia é maior do que o risco de sangramento pós-operatório . Considerando a gravidade, complexidade e o custo do tratamento das complicações trombóticas, deve-se questionar a suspensão da terapia. O valor de INR menor que 4 é considerado seguro para realizar procedimentos cirúrgicos orais, desde que sejam adotadas terapias que auxiliem na hemostasia . Dentre as manobras utilizadas em Odontologia para alcançar a hemostasia, pode-se destacar o uso de cola de fibrina, esponjas hemostáticas e agentes antifibrinolíticos em diferentes apresentações, bem como o uso de suturas e a compressão da ferida cirúrgica com gaze .

    <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72722013000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>