-
Estrutura do registro = líder
Indicação do conteúdo = diretório
Conteúdo do registro = conteúdo interno dos campos. Definidos por ISBD, AACR2 e LCSH.
-
nA questão anterior anterior essa alternativa foi considerada errada e agora nessa questão está correta, não entendi.
IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo
conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões
externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.
-
E quem é que entende?
-
(…) definido por padrões externos ao formato, (…)
-
Na questão anterior o que está errado é a primeira parte do enunciado. Nela diz assim: Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. Mas o certo é que um registro MARC é composto por três elementos: a estrutura do registro, a indicação do conteúdo e o conteúdo do registro.
A parte sobre o o conteúdo do registro está correto.
-
Componentes do Registro Bibliográfico
Um registro bibliográfico em formato MARC é composto de três elementos principais: o Líder, o Diretório e os Campos Variáveis.
Líder - contém informações que possibilitam o processamento do registro; apresenta números e códigos que são identificáveis pela sua posição; compreende as 24 primeiras posições de um registro.
Diretório - apresenta uma série de entradas de tamanho fixo, uma para cada campo variável do registro. Cada entrada possui 12 posições e apresenta três partes: a tag ou etiqueta do campo, o tamanho docampo e a posição inicial do campo. O Diretório vem em seguida ao Líder e está localizado na posição 24 do registro, sendo gerado automaticamente.
Campos Variáveis - os dados ou informação do registro estão organizados em campos variáveis ou de conteúdo variável, cada um identificado por uma tag ou etiqueta composta por três caracteres numéricos. Existem dois tipos de campos variáveis:
campos de controle - que são os campos 00X; não contém indicadores nem sub-campos;
campos de dados - são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag; o tipo de informação no campo é identificado pelos caracteres restantes da tag. Apresenta dois tipos de designação de conteúdo: indicadores, as duas primeiras posições no campo de dados variáveis; são representados por um caractere numérico ou alfabético minúsculo; e os códigos de sub-campos, representados por dois caracteres que distinguem as informações dentro do campo; aprsenta um delimitador ($) e um identificador de dados - que pode ser um caractere numérico ou alfabético minúsculo.
-
O conteúdo dos elementos de dados que compreendem um registro MARC normalmente é definido por padrões externos, ou regras de catalogação, tesauros assunto, etc., utilizados pela organização que cria um registro. Por exemplo: a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD), Biblioteca do Congresso Americano (Subject Headings - LCSH), etc.
(VIEIRA, 2014, p. 114).
Gab. B
-
Estrutura: ISO 2709/ Z 39.2;
Conteúdo: códigos e convenções;
Conteúdo propriamente dito: ISBD, AACR2, LCSH;