SóProvas


ID
2552146
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O pão serve de insumo para a venda de diversos tipos de lanche. Suponha que o preço do pão se eleve. No caso de um lanche que necessite de pão para sua montagem, o que acontece com a oferta, a demanda e o preço desse lanche?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Fatores que afetam a oferta

    - Preço do bem:
    - Custos de produção: quanto maiores os custos de produção, menor o estímulo para ofertar o bem ao mesmo nível de preços. Quanto menores os custos de produção, maior será o estímulo para ofertar o bem. Como exemplo de custos de produção, podemos apresentar os tributos, salários dos empregados, taxas de juros, preço das matérias-primas, etc.
    - Tecnologia: o aumento de tecnologia estimula o aumento da oferta, tendo em vista que o desenvolvimento da tecnologia, geralmente, implica reduções do custo de produção e aumento da produtividade.
    - Preços de outros bens: se os preços de outros bens (que usam o mesmo método de produção) subirem enquanto o preço do bem X não se altera, obviamente, os produtores procurarão ofertar aquele bem que possui o maior preço e lhe trará maiores lucros.
    - Outros fatores:

    Assim, Um aumento do preço da matéria prima do lanche (pão), fará com que a curva da oferta do lanche desloque-se para cima e para esquerda, aumentando o preço e reduzindo a quantidade ofertada, respectivamente

    bons estudos

  • Acredito que a oferta se reduz com a dimunuição do preço e não com seu aumento. 

  • Cabe recurso nessa questão. A oferta é diretamente proporcional ao preço de um bem normal (no caso:pão). Em outras palavras, se o preço do pão sobe, a oferta sobe (a intenção é subindo o preço haverá mais lucro por parte dos produtos, por isso aumentam a oferta). Isso não acontece com a demanda, que é inversamente proporcional. Preço sobe, demanda cai. Então o correto seria uma assertiva que contemplasse: - demanda cai, oferta sobe.

    GABARITO: PASSÍVEL DE RECURSO! NENHUMA ASSERTIVA!

     

  • Pessoal, a questão quer saber o que acontecerá com o LANCHE, e não com o PÃO.

     

    Como o Renato explicou, o aumento do CUSTO do produto reduz sua produção.

     

    Fatores Influenciadores da Oferta → Entre os fatores que podem influenciar a mudança na curva de oferta, deslocando-a para a direita ou para a esquerda, podemos citar os seguintes:

     

    ˃ Custos (preços dos insumos): obviamente, ao planejar a quantidade de bens e serviços a serem ofertados, o empresário leva em consideração o custo de produção. Quando os custos aumentam, os empresários tendem a querer produzir menos, pois sua margem de lucro, para o mesmo preço de venda, diminui, levando a curva para a esquerda. Já quando os custos diminuem, os empresários tendem a produzir mais, pois sua margem de lucro aumenta, “empurrando” a curva para a direita.

     

    Gab. C

  • Pessoal,
    Se o preço do pão sobe, o custo do lache tende a subir para acompanhar o aumento do custo gerado por este insumo essencial.
    Com a elevação do preço, a demanda tende a dimunuir, deslocando o ponto de equilíbrio da oferta para a esquerda e para cima.
     

  • A questão é passível de recurso, sim. Não foi especificado se o mercado desse lanche é um oligopólio ou um mercado concorrencial. Se as empresas que fornecem o lanche possuírem grau de monopólio suficiente, elas podem simplesmente repassar o aumento do custo, mantendo o mark-up e aumentando o preço. O grau de monopólio vai ser decisivo nessa questão pois pode garantir um repasse total, parcial ou nulo do aumento do custo, no entanto o enunciado não chega a tocar no assunto de grau de monopólio ou estrutura de mercado. Para mais informações sobre grau de monopólio: capítulo 1, Teoria da Dinâmica Econômica, Kalecki
  • E a questão da demanda? O enunciado pede essa explicação. A elevação dos preços junto com a redução da quantidade ofertada anula ou reduz a demanda por lanches?

  • Com máximo respeito ao comentário do Roger Sampaio, a questão não está errada, pois conforme demonstrou perfeitamente o colega Renato, O CUSTO DE PRODUÇÃO de um bem AFETA DIRETAMENTE A OFERTA DESSE. Pode-se utilizar outro exemplo: Se o preço do arroz e feijão sobem, a tendência do preço da comida nos restaurantes se elevarem, pelo fato do custo de produção se elevar. Quanto maiores os custos de produção, menor o estímulo para ofertar o bem ao mesmo nível de preços. Quanto menores os custo de produção, maior será o estímulo para ofertar o bem. Só para frisar (mas já foi exposto pelo Renato), existem outros fatores que afetem a oferta: Tecnologia (o aumento na tecnologia estimula o aumento da oferta); preço de outros bens (se o preço de outros bens -que utilizam o mesmo método de produção- subirem enquanto o preço do bem X não se altera, obviamente, os produtores procurarão ofertar aquele bem que possui o maior preço e lhe trará maiores lucros. Cuidado para não confudir fatores que afetam a oferta com fatores que afetam a demanda. 

    Bons estudos!

  • Não entendi!

     

    Blz que a oferta reduz e o preço sobe, mas esse resultado faria com que a demanda reduzisse e consequentemente o preço também?

  • Se o pão fica mais caro, fica mais custoso produzir os lanches que levam pão, ora.

    Isso faz com que haja uma contração da curva de oferta (deslocamento dela para a esquerda).

    E o efeito desta contração é um aumento do preço.

    Graficamente:

  • Obama B.

    Somente a curva da oferta se moverá para a esquerda, assim, não é a demanda que se moverá, mas sim a quantidade demandada que será menor. Se houvesse a redução do preço, aí sim a demanda diminuiria.

  •  Resultado do deslocamento da curva de demanda

    Quando a Oferta Aumenta: Preço Diminui e a Quantidade Aumenta - Curva p/ Direita

    Quando a Oferta Diminui :  Preço Aumenta e a Quantidade Diminui - Curva p/ Esquerda

    Quando a Demanda Aumenta: Preço Aumenta e a Quantidade Aumenta (Tudo Aumenta) - Curva p/ Direita

    Quando a Demanda Diminui:  Preço Diminui e a Quantidade Diminui (Tudo Diminui) - Curva p/ Esquerda

    BizuDemanda Diminui = Tudo Diminui

    PS.: não confundir quantidade demandada com DEMANDA

    Com o aumento do preço da matéria prima, menor o estímulo para ofertar, isso fará com que a curva da oferta desloque-se para cima e para Esquerdaaumentando o preço reduzindo a quantidade ofertada.