Compliance (Conformidade): Definir um método para que as políticas e diretrizes do SOA sejam respeitadas. Normalmente este processo é utilizado junto com outro existente na revisão da Qualidade. Garante níveis de serviços e operacionais sejam satisfeitos.
Dispensation (Dispensa): Fornece caminho alternativo através de permissão de continuidade para os pontos de exceção verificados no processos de compliance. O objetivo é cumprir níveis de serviços e operações enquanto oferece um nível de flexibilidade.
Comunicação: Entre outros fatores, assegura que os processos de governança do SOA sejam reconhecidos por outros processos de governança.
O modelo de referência SOA define 3 processos
● Compliance: É um processo contínuo que define um método que garante políticas, diretrizes e normas SOA. Fornece mecanismos para revisar e aprovar/rejeitar. A causa da rejeição deve ser ajustada com o objetivo a fim de atender aos requisitos.
● Dispensation: caminho alternativo através da concessão de permissão de continuidade para os pontos de exceção do compliance. É utilizado como mecanismo para garantir os níveis de serviço e operacionais.
● Comunicação: suporta o regime de governança SOA na organização.
Fonte: Implantando a governança de TI - Fernandes
@papirobizurado