SóProvas


ID
2553283
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo a atual classificação da doença periodontal, proposta em 1999 pela Academia Americana de Periodontia, são características da doença periodontal crônica quanto à


I. velocidade de progressão: lenta a moderada, mas pode ter períodos de progressão rápida.

II. extensão: localizada em incisivos centrais e primeiros molares.

III. extensão e gravidade: generalizada e moderada quando mais de 30% dos sítios afetados tiverem nível de inserção clínica (NIC) entre 3 e 4 milímetros.

IV. agressão x destruição dos tecidos periodontais: depósitos microbianos são inconsistentes com a lesão.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, alguém pode explicar?

     

  • I - Verdadeiro. Quanto a velocidade de progressão:  A periodontite crônica tem progressão lenta a moderada, porém pode-se observar períodos de destruição rápida, principalmente quando relacionada a fatores sistêmicos ou ambientais. 

    II - Falso. Quanto a extensão: A periodontite crônica é classificada em localizada - menos de 30% dos sítios mostram perda óssea e de inserção e Generalizada - mais de 30% dos sítios mostram perda óssea. O ítem misturou a classificaçlão da periodontite agressiva, que é localizada quando não há mais de dois dentes afetados, além dos primeiros molares e incisivos.

    III- Verdadeiro. Quanto a extensão é generalizada quando mais de 30% dos sítios tiverem perda de inserção. Quanto a gravidade é classificada em leve, perda de inserção de 1 a 2 mm, moderada de 3 a 4 mm e severa quando a perda é maior que 5 mm.

    IV - Falso. agressão x destruição dos tecidos periodonto, os depósitos microbianos são inconsistentes com a lesão na periodontite agressiva

  • A periodontite crônica caracteriza-se por perda lenta e/ou moderada de osso alveolar, predominantemente no sentido horizontal,A periodontite crônica pode ser classificada quanto à extensão e à severidade. A extensão baseia-se no número de sítios envolvidos, e pode ser dividida em localizada e generalizada. Localizada refere-se à periodontite que acomete até 30% dos sítios e generalizada, mais de 30%. A severidade relaciona-se à perda clínica de inserção. É dividida em leve (perda de 1-2 mm), moderada (perda de 3-4 mm) e severa (perda igual ou maior a 5 mm).