Fatores terapêuticos na terapia de grupo (Yalom):
1 Universalidade do problema: compartilhar do mesmo problema que outras pessoas reduz o isolamento, a vergonha e o estigma.
2 Compartilhamento de informações: o terapeuta fornece informações ou ocorre troca de informações entre os membros do grupo, em especial em grupos de problemas específicos (queixas em comum, obesidade, uso de drogas).
3 Instilação de esperança: reconhecer a melhora de outras pessoas com problemas semelhantes traz esperança para o paciente sobre as suas capacidades e sua melhora.
4 Altruísmo: o grupo gera um estímulo para que os membros se ajudem.
5 Socialização: o convívio grupal estimula que os membros desenvolvam habilidades sociais.
6 Comportamento imitativo: os membros se comportam a partir da observação de comportamentos saudáveis uns dos outros.
7 Catarse: a circulação de emoções, de forma universal e coesa, possibilita o alívio 8s Recapitulação corretiva: oportunidade de reviver e recapitular, em grupo, padrões de comportamento análogos aos apresentados no grupo familiar, podendo corrigi-los.
9 Fatores existenciais: o trabalho sobre grandes temáticas ou questões existenciais (doença, morte, luto) ajuda os membros a lidar com tais problemas.
10 Coesão grupal: o pertencimento e a afinidade facilitam o estabelecimento de relações mais profundas, a aceitação dos outros e a aceitação de aspectos inaceitáveis de si mesmo.
11 Aprendizagem interpessoal: o ambiente grupal possibilita que a psicopatologia individual seja identificada e tratada na interação com os demais membros do grupo.