SóProvas


ID
2554417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das mais conhecidas revoltas ocorridas no período colonial brasileiro, a Revolta de Bequimão envolveu, na segunda metade do século XVII, colonos do Maranhão liderados por Manuel Beckman contra as autoridades metropolitanas. A respeito desse acontecimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • REVOLTA DE BEQUIMÃO

    INÍCIO: 1684

    FIM: 1685

    CAUSAS: insatisfação dos comerciantes, dos proprietários rurais e da população em geral com a companhia de comércio do maranhão

    OBJETIVO DA REVOLTA: finalizar as atividades da companhia de comércio do maranhão

     

  • no caso seria a letra A

  • Opção correta: letra A

    A Revolta de Beckman (ou Revolta de Bequimão) foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revolta que mostrou os problemas de mão-de-obra (falta de mão-de-obra escrava) e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram, muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.

    Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão. Os revoltosos também expulsaram os jesuítas da região e tiraram do poder o governador.

    A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região. Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman foram condenados a forca.

  • Uma das principais causas da revolta estava no fato da dificuldade em obter mão de obra escrava, principalmente africana uma vez que quem monopolizava esse tipo de comércio era a Companhia do Maranhão. Com a escassez, os senhores começaram a escravizar os índios, motivo pelo qual entrou em conflito com os jesuítas, iniciando-se o conflito.

    Gabarito A

  • A Revolta de Beckman aconteceu em 1684, no Maranhão. Foi organizada pelos comerciantes e colonos da região contra medidas tomadas pela Coroa. 
    A Companhia de Jesus tinha o domínio exclusivo do trato com os indígenas sendo, assim, os responsáveis pela sua catequização e também pelo uso de sua mão de obra. O que significa que os comerciantes e fazendeiros não poderiam fazer uso dessa mão de obra, restando a mão de obra escrava negra que somente poderia ser vendida pela Companhia de Comércio do Maranhão. Ora, a economia maranhense não era muito desenvolvida portanto, a Companhia de Comércio não levava os escravos negros por não serem tão rentáveis. Eram caros demais e não seriam comprados ! Esta motivação, entre outras, culminou na Revolta de Beckman que durou até o ano de 1685 quando Portugal restaurou o domínio sobre a cidade e puniu os envolvidos. 

    Acerca da Revolta uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta. 
    A) CORRETA –A economia no Maranhão não era desenvolvida, sendo assim os colonos não tinham condições de comprar grande quantidade de escravos africanos. Por outro lado, os colonos ficaram impedidos de escravizar os nativos com a chegada dos jesuítas. Os índios eram eram catequizados e explorados nas missões. A dificuldade de obtenção de escravos negros e nativos e de conseguir produtos que não eram oferecidos pela Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão constituem parte da raiz do problema. 
    B) INCORRETA – Os colonos estavam insatisfeitos com as questões sobre a escravização indígena e a dificuldade de acesso aos escravos negros, além do monopólio comercial da Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão. A rebelião , que contou com o apoio dos comerciantes locais, invadiu o depósito da Companhia de Comércio. 
    C) INCORRETA – Os jesuítas mantinham o controle e o trato com os indígenas. De acordo com a lei, o objetivo deles era a catequização e o uso da mão de obra indígena nas missões. Isso impedia que os colonos escravizassem os índios. Paralelamente havia dificuldade de acesso à mão de obra escrava negra e de outros produtos que não eram entregues pela Companhia de Comércio do Maranhão. 
    D) INCORRETA – Tomás Beckmam foi a Portugal jurar fidelidade ao Rei e trouxe Gomes Freire de Andrade como governador do Maranhão. 
    E) INCORRETA – Tomás Beckman foi a Portugal jurar fidelidade ao rei e retornou com Gomes Freire como Governador do Maranhão. Manuel Beckman foi condenado a morte e Tomás foi expulso, os outros revoltosos foram condenados à prisão perpétua.
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • REVOLTA DE BACKMAN: causada pela falta de mão de obra escrava, desabastecimento e altos preços das mercadorias comercializadas pela companhia geral de comercio.

  • Esta informação está incorreta. Apenas a imunidade recíproca se limita aos imposto.

    (CESPE/2004/Prefeitura de Boa Vista - RR) A imunidade tributária não se restringe aos impostos.

    Gabarito: certo

  • A Revolta de Beckman, ou Revolta de Bequimão, desenvolveu-se por causa da insatisfação local com os desdobramentos das atividades da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que não conseguia prover a região com a quantidade de escravos negros que os comerciantes esperavam.

    A Companhia também era acusada de vender os produtos importados vindos da Metrópole a preços exorbitantes e com baixa qualidade

    Gabarito:  A