SóProvas


ID
2554420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A batalha de Guaxentuba inscreve-se entre os embates ocorridos no litoral do Maranhão colonial (século XVII), com reflexos na própria colonização do Brasil por Portugal. Essa batalha assinalou

Alternativas
Comentários
  • a) a vitória definitiva dos portugueses sobre os franceses pela posse da costa norte do Brasil.
        ​Gab: C. A Batalha de Guaxenduba foi que determinou a expulsão definitiva dos franceses do litoral maranhense.

     

     b) a histórica decisão de Jerônimo de Albuquerque de render-se a La Ravardière para preservar a vida de seus combatentes.
        Errado! Foi o contrário. Quem se rendeu foi La Ravardière a Jerônimo de Albuquerque que, apesar de estar em número menor e com menor infraestrutura bélica, conseguiu vencer a Batalha.

     

     c) o fim das incursões de países europeus sobre o território americano colonizado por Portugal. 

       Erradíssimo! O território americano continuou a ser pirateado por países europeus após a Batalha de Guaxenduba.

     

    d) o extermínio dos povos indígenas que, vindos de Pernambuco, ocuparam o litoral maranhense.

       Errado! Foi uma batalha de ceifou a vida de muitos índios sim, principalmente pelo fato de terem lutado ao lado dos franceses, porém não resultou em seu extermínio

     

    e) a inferioridade bélica francesa, agravada pela inexistência de qualquer aliança com índios da região.
        Errado! A Batalha de Guaxenduba pode ser chamada também de Batalha Milagrosa pelo fato dos franceses serem maioria e possuírem maior infraestrutura bélica do que os luso-espanhóis comandados por Jerônimo de Albuquerque. Além disso, os franceses tinham um bom relacionamento com os índios. Isso é bem demonstrado quando em 12 de agosto de 1612 foi rezado a primeira missa e estabelecida a aliança com índios. Além disso, os índios lutaram ao lado dos franceses contra os luso-espanhóis na Batalha de Guaxenduba.

  • Gabarito: A

    A Batalha de Guaxenduba foi um confronto militar ocorrido em 19 de novembro de 1614 onde hoje se localiza a cidade de Icatu, no estado do Maranhão, no Brasil, entre forças portuguesas e tabajaras, de um lado, e francesas e tupinambás, de outro.

    A batalha foi um importante passo dado pelos portugueses para a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão, a qual viria a ocorrer em 4 de novembro de 1615. A expulsão dos franceses possibilitou que grande parte da Amazônia passasse para domínio português e, posteriormente, brasileiro.

    Fonte: http://saladeestudosvalentin.blogspot.com.br/2015/09/batalha-de-guaxenduba-maranhao.html

  • EU NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR DESTA PORRA DE BATALHA!

     

    NÃO ESQUEÇO MAIS!

  • Batalha de guaxentuba? Nunca nem vi kkkk

  • A Batalha de Guaxenduba aconteceu em 19 de novembro de 1614 no estado do Maranhão. O confronto foi entre as tropas portuguesas e francesas, aliados aos tabajaras e aos tupinambás, respectivamente. 
    Os franceses estavam tentando ocupar o Maranhão com o objetivo de fundar uma colônia em território brasileiro para participar dos lucros da exploração do mercado colonial. Depois de todos os conflitos e cessar fogo, em 4 de novembro de 1615, os portugueses efetivaram a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão.
    Para responder a questão é necessário ter conhecimento prévio sobre as Revoltas Coloniais, em especial aquelas ocorridas no estado do Maranhão. O tema faz parte do currículo de História para o Ensino Médio. 
    Entre as alternativas apresentadas , uma apresenta uma afirmativa correta.
    A) CORRETA – A Batalha de Guaxenduba aconteceu, no dia 19 de novembro de 1614, no sitio de Guaxenduba e teve como desfecho final a vitória portuguesa.
    B) INCORRETA – La Ravardière negociou um cessar fogo e enquanto aguardaram as respostas os grupos envolvidos ficaram em paz. Alexandre de Moura prometeu uma indenização a La Ravardière, mas, quando os oficiais chegaram de Portugal trouxeram mais tropas portuguesas e atacaram o forte de São Luiz, local no qual os franceses estavam abrigados. Com dois dias de ataque, La Ravardière se rendeu.
    C) INCORRETA – Os países europeus continuaram a fazer incursões nos territórios colonizados por Portugal. Um dos exemplos é a invasão holandesa no Maranhão que corre por volta de 1641.
    D) INCORRETA - Os índios tupinambás que eram aliados dos franceses foram exterminados pelos portugueses na Batalha de Guaxentuba.
    E) INCORRETA – Os portugueses, ao notar a chegada de embarcações, foram para a praia para atacar no desembarque. Retrocedeu, em virtude do grande contingente de franceses e indígenas assim como armamento dos franceses. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A Revolta de Beckman, ou Revolta de Bequimão, desenvolveu-se por causa da insatisfação local com os

    desdobramentos das atividades da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que não

    conseguia prover a região com a quantidade de escravos negros que os comerciantes esperavam.

    A Companhia também era acusada de vender os produtos importados vindos da Metrópole a preços

    exorbitantes e com baixa qualidade.

    Gabarito: A