SóProvas


ID
2554429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A criação das capitanias hereditárias, em 1534, correspondeu à primeira decisão do governo de Lisboa para dar início efetivo ao processo de colonização do Brasil. A essa modalidade de parceria público-privada seguiu-se a instalação do governo-geral na colônia, em 1549. A respeito da dinâmica, das relações, das rupturas e das transformações da organização sócio-política, econômica e cultural no Brasil colonial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção D

  • As capitanias de pernambuco e são vicente prosperaram devido ao cultivo de cana de açucar 

  • Pq a (A) estaria errada?

  • A alternativa A está errada porque o capitalismo não estava consolidado na Europa ( a fase era  de acumulação primitiva) e a escravidão não foi imposta pela Europa porque esta estava ávida por produtos coloniais. O escravismo foi parte fundamental da acumulação primitiva de capital. A plantation açucareira é a cultura que "casa" com o escravismo e possibilita incremento na circulação de mercadorias e expansão do mercado consumidor. Mas somente a  avidez por produtos coloniais não é capaz de explicar esse fenômeno. A alternativa A inverte a ordem dos fatores. 

  • O capitalismo europeu ainda não era consolidado quando os escravos começaram a chegar ao Brasil. E, além disso, não foi ele que "impôs" a escravidão, mas um sistema de interesses que permeavam a política portuguesa, o sistema comercial, religioso.

  • A Primeira capitania do Maranhão se dividiu em duas e a primeira não chegou a ser ocupada? Alguém poderia explicar isso?

  • A escravidão negra foi disseminada no Brasil colonial por imposição do consolidado capitalismo europeu, ávido por importar produtos agrícolas tropicais.


    E- a escravidão não foi imposta, foi fruto do processo de formação do capitalismo comercial cuja base era o mercantilismo. A falta de contingente populacional, a ideologia, a forma absolutista do Estado, dentre outros fatores, corresponderam para a continuação da escravidão no decorrer do tempo.


    Nos quilombos, não se estabeleceram formas de organização social semelhante às africanas.


    E- um exemplo de organização social estabelecida nos quilombos era a escravidão, praticada na África desde o século IX. Também, a cultura africana era rica dentro dessas organizações: danças, pratos e organização econômica.


    As manifestações artístico-culturais do Brasil colônia foram essencialmente marcadas pela cultura europeia; daí a ausência de obras musicais e arquitetônicas barrocas de autores negros.


    E- apesar de a cultura europeia fazer-se forte no período colonial, haviam negros artistas de todas as formas. José Maurício Nunes, por exemplo, era negro e entrou para a Igreja para ter uma educação formal e, com a vinda da Corte para o Brasil em 1808, D. João, admirador da música, nomeou-o para mestre de Capela e cavaleiro da Ordem de Cristo. Além do músico, Aleijadinho, negro, ficou muito famoso por suas esculturas.


    À exceção de São Vicente e Pernambuco, o sistema de capitanias hereditárias fracassou; dividida em duas, a primeira capitania do Maranhão não chegou a ser efetivamente ocupada.


    C- a Capitania do Maranhão iria ser ocupada por inúmeros navios, mas houve um naufrágio que impossibilitou essa instalação. Além disso, aqueles que tentaram ocupar tinham muitos problemas com ataques indígenas, fato que não deixou a plena instalação dos colonos e deu margem para o almejo de potências europeias firmarem estratégias de ocupação territorial.


    A decisão metropolitana de determinar o plantio da cana-de-açúcar, especialmente no litoral maranhense, foi a solução encontrada para reduzir os efeitos do declínio da mineração.

    E- o plantio estava decadente havia algum tempo. Assim, revoltas contra o Estado foram insurgentes.


  • gab: D