-
Gabarito: B
Considerada uma das mais importantes companhias pombalinas de comércio colonial, a CGPM foi criada pelo alvará régio de 7 de junho de 1755, por meio do qual D. José I atendia a representação que lhe foi dirigida por alguns negociantes do Grão-Pará que, convencidos por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, então governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, solicitavam autorização para estabelecer uma companhia de comércio monopolista.
Fonte: https://edittip.net/2014/01/13/companhia-do-grao-para-e-maranhao/
-
Na fase pombalina, a Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão incentivou as migrações de portugueses, principalmente açorianos, e aumentou o tráfico de escravos e produtos para a região. Tal fato fez com que o cultivo de arroz e algodão ganhasse força e logo colocou o Maranhão dentro do sistema agroexportador.
-PARA ACRESCENTAR UM POUCO MAIS!!
-
RESPOSTA B
O Estado do Grão-Pará e Maranhão foi uma unidade administrativa portuguesa na . Criado com a denominação de Estado do Maranhão em de , por (ou ), no da (atual ), e renomeado Estado do Maranhão e Grão-Pará em 1654, e Estado do Grão-Pará e Maranhão em 1751, o qual foi dividido em 1772.
-
A insatisfação com os abusos da Companhia foi um dos estopins da revolta de beckman
-
Cuidado. Na história do Maranhão há DUAS companhias de comércio que merecem destaque:
1) Companhia de Comércio do Maranhão --> criada em 1682 e extinta logo em 1685. Monopolizou o comércio do estado pelo sistema do ESTANCO. Deu causa à Revolta de Beckman durante o período de sua atuação.
2) Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão --> criada em 1755 pelo Marquês de Pombal e contribuiu para o aumento do tráfico de escravos, bem como para o aumento do cultivo de algodão e arroz. Trouxe grande prosperidade para o estado em razão do comércio internacional. Essa é a companhia tratada nesta questão.
-
A Companhia submetia-se à Coroa Portuguesa – e não ao estado do Grão-Pará e Maranhão. Item incorreto. Item correto. Uma das atividades da Companhia era justamente o comércio de escravos de origem africana. À época, a utilização de mão de obra indígena estava proibida, por pressão dos religiosos da região. Item incorreto. A existência da Companhia na verdade prejudicava as exportações maranhenses, que só podiam acontecer por meio da Companhia e com preços tabelados. Como os preços tabelados costumavam ser muito baixos para os comerciantes e produtores que pretendiam exportar, estes preferiam vender os produtos no mercado interno com preços mais interessantes. Item incorreto. A existência da Companhia na verdade causou insatisfação tanto na população em geral, que recebia produtos importados caros e por vezes estragados, quanto nos produtores locais, que não conseguiam vender seus produtos no mercado exterior num preço que cobrisse os custos de produção.
Item incorreto.
Gabarito: B