-
Também conhecida por tesoura-press
-
GAB D
Radioescuta: profissional a quem compete levantar informações para a redação de reportagem, ouvindo outras faixas de radiodifusão.
Manual de Radiojornalismo Jovem Pan, Maria Elisa Porchat, p. 195
Em outras palavras, como diz Ferraretto, é o monitoramento de estações de rádio concorrentes.
-
Caro Elcio e demais colegas,
Tesoura-press ou gilete-press é diferente de radioescuta. Significa a leitura integral de jornais impressos em programas radiofônicos.
-
Tem razão Jornalista Concurseiro, foi mal. É que quando me lembro do meu 1º emprego jornalístico, como rádio-escuta da Antena 1 FM, em São Paulo, as duas funções iam juntas... (e imagino que em muitos lugares ainda seja assim). Ou seja, na sala da rádio-escuta lia-se todos os jornais, escutava-se várias rádios e assim por diante... Valia tudo pra saber o que tava acontecendo!
E no geral costumávamos dizer que estávamos fazendo tesoura-press. Mas na verdade era tesoura-press + rádio-escuta. Bem observado!
Por curiosidade, convém acrescentar que nas redações das TVs também sempre há uma salinha para rádio-escuta - e nela o que mais se vê são monitores ligados em outras emissoras de TV. Ou seja... Na verdade está-se fazendo "TV escuta", mas essa denominação inexiste, que eu saiba.