SóProvas


ID
2556457
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As vias proliferativas de sinalização celular comumente apresentam receptores de membrana celular com a atividade de

Alternativas
Comentários
  • Receptores de superfície celular

    Receptores de membrana plasmática são proteínas ancoradas à membrana que ligam-se a ligantes na superfície externa da célula. Neste tipo de sinalização, o ligante não precisa atravessar a membrana plasmática. Portanto, muitos tipos diferentes de moléculas (incluindo aquelas grandes, hidrofílicas ou "que são atraídas por água") podem agir como ligantes.

    Um receptor de membrana plasmática típico tem três diferentes domínios, ou regiões de proteína: um domínio extracelular ("fora da célula") de ligação ao ligante, um domínio hidrofóbico que se estende através da membrana e um domínio intracelular ("dentro da célula"), o qual geralmente transmite um sinal. O tamanho e a estrutura destas regiões podem variar muito dependendo do tipo de receptor, e a região hidrofóbica pode consistir de vários resíduos de aminoácidos que cruzam a membrana. 

     

    Há muitos tipos de receptores de membrana, mas aqui nós veremos três tipos comuns: canais iônicos dependentes de ligantes, receptores acoplados à proteína G, e receptores tirosina quinases.

    Recetores de tirosina cinase

    Os recetores de tirosina cinase (RTK) são componentes essenciais das vias de transdução de sinal que medeiam a comunicação entre células. Estes recetores celulares localizados na membrana plasmática captam o sinal externo através da ligação ao seu respetivo ligando polipeptídico, nomeadamente fatores de crescimento.  Estes recetores estão implicados em processos fundamentais como o crescimento e a diferenciação celular, o metabolismo e a motilidade.