SóProvas


ID
2558074
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao posicionamento do paciente no leito.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - A posição semifowler é aquela cuja elevação de cabeceira é de 90 graus. 

    A posição do Fowler é quando o paciente está sentado a posição mais correta possível. Eles geralmente estão sentados de 60 a 90 graus em relação à parte inferior do corpo. As pernas estão dobradas nos joelhos ou estão retas.

    Posição de Semi-Fowler é quando o paciente está matando a cama em uma posição supina com a parte superior do corpo de 30 a 45 graus no ar.

    http://www.doutoraenfermeira.com.br/2015/10/posicao-de-fowler.html

    https://fisioterapiacomsaude.com.br/qual-e-posicao-de-fowler-definicao-e-explicacao/

    b) ERRADA - Na posição pronada ou decúbito ventral, o paciente permanece de barriga para cima.

    Decúbito ventral ou Prona: O paciente fica deitado de abdômen para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex. Cirurgias da coluna, Hérnia de disco. Como a alternativa afirma permanecer o paciente com a barriga para cima, está errada a alternativa.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABv9YAF/aula-7-posicoes-cirurgicas

    c) ERRADA - A posição supina também é conhecida como decúbito ventral.

    É exatamente o contrário, ou seja, Decúbito dorsal ou Supina: É aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex. Cesariana.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABv9YAF/aula-7-posicoes-cirurgicas

    d) ERRADA - Na posição de Trendelemburg, toda a estrutura da cama deve ser inclinada, mantendo os pés para baixo.

     O contráriio: a posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior. Ela recebe esse nome em homenagem ao cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg (1844-1924) que a descreveu.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Posi%C3%A7%C3%A3o_de_Trendelenburg

    e)  CORRETA - A posição de Sims é uma posição geralmente utilizada para procedimentos como a realização de enema.

    Enema é o procedimento utilizado para auxiliar na remoção de fezes para pacientes que estão muitos dias sem evacuar, inclusive com uso de laxantes e também para lavagem intestinal em pacientes que irão realizar algum tipo de procedimento que necessite estar com o intestino limpo.

    Decúbito lateral ou sims - Lado direito: deitar o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado esquerdo, basta inverter o lado e a posição das pernas. Posição usada para lavagem intestinal, exames e toque.

    http://portaldeenfermagem.blogspot.com.br/2008/07/posio-para-exames.html

  • A) semifowler é 30 graus.

    B) prona, ventral a barriga é pra baixo.

    C) supina é conhecida como dorsal.

    D) trenderlemburg normal:

    pernas pra cima. trenderlembrug reversa: pernas pra baixo

  • As posições:

    Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.

     

    Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

     

    Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

     

    Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

     

    Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

     

    Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneiaEx: dreno de tórax.

     

    Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.