SóProvas


ID
2558083
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, sobre a administração de medicamentos por via intramuscular:


Coluna 1 Região

1. Região ventroglútea ou local de Hochstetter

2. Região lateral da coxa ou face ânterolateral

3. Região glútea

4. Região deltóidea


Coluna 2 Descrição

( ) Possui grande massa muscular, tem como vantagem o fácil acesso, pode ser indicada para lactentes e crianças e é representada pelo músculo vastolateral.

( ) Deve ser o local de preferência para administração intramuscular e é representada pelo músculo glúteo médio.

( ) Apesar de ser de fácil acesso, é um músculo pequeno, não sendo possível a administração de grandes volumes (máximo de 3 ml).

( ) É contraindicada em idosos ou pessoas imobilizadas no leito, cujo músculo glúteo esteja deteriorado, além de pessoas excessivamente magras e crianças menores de 1 ano.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Região ventroglútea ou local de Hochstetter – Deve ser o local de preferência para administração intramuscular e é representada pelo músculo glúteo médio. A aplicação no músculo ventro glúteo tem vantagens pelo mesmo ser mais acessível (tanto na posição corpórea supina, prona ou lateral) e de fácil localização. Esse local de injeção IM deve ser utilizado em maiores de 7 meses.

    Região lateral da coxa ou face anterolateral – Possui grande massa muscular, tem como vantagem o fácil acesso, pode ser indicada para lactentes e crianças e é representada pelo músculo vastolateral. A injeção IM nesse músculo tem o inconveniente de ser muito dolorosa, tanto em crianças como em adultos, devido à presença do nervo cutâneo lateral.

    Região glútea – É contraindicada em idosos ou pessoas imobilizadas no leito, cujo músculo glúteo esteja deteriorado, além de pessoas excessivamente magras e crianças menores de 1 ano.

    Região deltoidea - Apesar de ser de fácil acesso, é um músculo pequeno, não sendo possível a administração de grandes volumes (máximo de 3 ml). O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    www.coren-sp.gov.br



    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • 2 • 1 • 4 • 3

  • Está desatualizado, hoje o volume máximo aplicado no deltóide é 1ml.

  • gostei de apesar ter errado