SóProvas


ID
255841
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Consiste em uma chave pública mais um ID de usuário do proprietário da chave, com o bloco inteiro assinado por um terceiro que tenha credibilidade. A definição é de

Alternativas
Comentários
  • Criptografia simétrica A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e best-known. Uma chave secreta, que pode ser um número, uma palavra ou apenas uma seqüência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma maneira específica. Isso pode ser tão simples quanto deslocar cada letra por um número de locais no alfabeto. Desde que tanto remetente quanto destinatário saiba a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.

     

    A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.   Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.   Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade e confidencialidade. Para confidencialidade, a chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la. Para autenticidade, a chave privada é usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pública'.Autoridade Certificadora (AC) é a entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc.  

    Os certificados digitais possuem uma forma de assinatura eletrônica da AC que o emitiu. Graças à sua idoneidade, a AC é normalmente reconhecida por todos como confiável, fazendo o papel de "Cartório Eletrônico".

  • alguém poderia explicar a "e" por gentileza?

  • Um certificado digital (no modelo convencional) nada mais é do que um documento que contém, na essência, dados sobre ID, sua chave pública P, dados sobre a autoridade AC, além de uma assinatura digital de AC que assegura a validade dos dados

    do certificado. Portanto, a assinatura no certificado é uma garantia de que a chave P

    está associada comID. Podemos interpretar essa assinatura como uma função que tem na

    entrada a chave pública P, a identidade ID e a chave secreta da autoridade AC.


    http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/lib/exe/fetch.php/ceseg:2009-sbseg-mc2.pdf

    http://publib.boulder.ibm.com/tividd/td/TRM/GC32-1323-00/pt_BR/HTML/admin230.htm