SóProvas


ID
2560438
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos.

Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.


As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra M ERRADA

    -A revolução verde começou entre 1960 e 1970, mas a pesquisa para chegar nela já acontecia. A fundação Rockfeller investiu em estudos voltados para o melhoramento genético. Um dos líderes da pesquisa, que dirigiu o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México na década de 1940, Norman Borlaug, desenvolveu uma espécie de trigo resistente a doenças e de elevada produtividade. 

    -O Brasil adotou os métodos da Revolução Verde no fim da década de 1960, resultando no período chamado “Milagre Econômico”. Na época, o país se tornou um produtor de larga escala e passou a exportar alimentos, em especial a soja.