SóProvas


ID
2560675
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Ernesto, membro de uma facção extremista, decide praticar um ato terrorista na Prefeitura de São Paulo. Para tal, preparou, em um quarto do Hotel Ibis, no município de São José/SC, vários cartões de natal eletrônicos, nos quais anexou folhas de material explosivo denominado C4, transformando estes cartões em artefatos explosivos. Logo após, ele os enviou à prefeitura citada. Dois dias depois, quando os funcionários abriram os cartões, os artefatos foram detonados, causando um desastre de proporções assustadoras. Para a análise pericial, quanto à classificação do local em termos espaciais, o quarto no Hotel Ibis onde o dispositivo foi montado, é reputado como:

Alternativas
Comentários
  • Local relacionado é aquele que não tem continuidade geográfica com o fato delituoso. 

  • Local imediato: é aquele onde se encontra o corpo delito e os vestígios materiais próximos; é onde ocorreu o fato em si;

    Local mediato: área adjacente de onde ocorreu o fato criminoso; é espacialmente próximo ao local imediato, onde possivelmente poderão haver vestígios;

    Local relacionado: é o local sem relação geográfica direta com o local do crime em si, no entanto, pode possuir vínculo com o respectivo.

  • Gabarito D- Local relacionado: locais que se vinculam de alguma forma ao crime sem continuidade geográfica

  • Locais abertos (externos) Lugares situados ao ar livre, expostos à ação do tempo – aquele situado fora das habitações e que está sujeito à influência do tempo, podendo acarretar alterações ou destruição das evidências físicas. Exemplos: vias públicas, estádio de futebol, quintais, terrenos baldios.

    Locais fechados (internos): Recintos fechados, coberto, podendo ter ou não sua área confinada por paredes. Os vestígios, porventura nele existentes, ficarão protegidos contra a ação de agentes atmosféricos (sol, chuva, vento).

    Locais ermos: Afastados de pontos habituais de trânsito, afluência ou permanência de pessoas.

    Locais concorridos: Frequentados ou habitados, próximos de pontos habituais de trânsito, afluência ou permanência de pessoas.

    Locais móveis: No interior de um veículo, por exemplo.

    Locais imóveis: Casas, edifícios, terrenos. Área imediata Aquela onde se deu o fato Área mediata Adjacências da área imediata

    Local idôneo, preservado ou não violado: Quando os locais de crime são mantidos na integridade ou originalidade com que foram deixados pelo agente, após a prática da infração penal, até a chegada dos peritos.

    Local inidôneo, não preservado ou violado: Quando são devassados após a prática da infração penal e antes do comparecimento dos peritos ao local, em detrimento da perícia.

    Local isolado: O local geralmente abrange o respectivo terreno e as vias de acesso

    Local contíguo: Pode o local de crime se estender a prédios da vizinhança.

    Local virtual: É aquele onde não há relação direta entre determinado espaço físico e a presença dos vestígios a serem periciados. Esses locais relacionam-se principalmente com o sistema onde se inserem e com as informações passíveis de serem acessadas.

    Local relacionado: É aquele onde podem ser obtidas informações adicionais sobre o crime, objetivas ou subjetivas, que possam auxiliar no contexto da investigação, mas que não possuem continuidade geográfica com os locais imediatos e mediatos.

    Fonte: Livro Criminalística (Victor Paulo Stumvoll), 6ª edição, Editora Millennium.