SóProvas


ID
2560687
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um local de morte, como a própria designação esclarece, é definido como o sítio onde ocorreu a extinção de uma pessoa. Assim, para a elucidação dos fatos que culminaram no evento morte, o perito criminal deve realizar um minucioso levantamento dos vestígios, das posições dos objetos, do cadáver e do próprio ambiente.

Em um local de morte por arma de fogo, por exemplo, o ambiente é vasculhado em toda a sua amplitude, fotografando-se os pontos de impactos de projéteis, se houver. Determina-se, também, a distância, a origem e a direção do disparo, estabelecendo-se, desse modo, a provável trajetória. Em seguida, examina-se o cadáver à procura dos ferimentos, os orifícios de entrada e de saída do projétil, e suas localizações.

Por fim, examinam-se os próprios projéteis e estojos encontrados no local, com o escopo de se fazer a identificação mediata da arma (microcomparação balística) que causou a lesão, caso nenhuma seja encontrada.

Destarte, todos os procedimentos descritos anteriormente para o local de morte por arma de fogo, entendidos como uma diligência processual penal veiculada através do instrumento conhecido como laudo de local, visam determinar a causa jurídica da morte; ou seja, estabelecer a diagnose diferencial entre homicídio, suicídio e acidente.

Baseando-se nos dados citados, podemos classificar os ferimentos produzidos pelo projétil disparado por uma arma de fogo como:

Alternativas
Comentários
  • PAF - Projétil de arma de fogo. É o exemplo mais citado pelos professores de lesão perfurocontudente.
    Exemplos de ferimentos simples:
    - Contudente - martelada, soco
    - Perfurante - causado pela agulha - mais profunda do que comprida
    - Cortante - bisturi (somente corta) - mais comprida do que profunda

    Exemplos de ferimentos mistos:
    - Perfurocortante - faca (corta e perfura)
    - Perfurocontudente - projétil de arma de fogo, furador de coco
    - Cortocontudente - Facão, foice...

     

  • (...)Baseando-se nos dados citados, podemos classificar os ferimentos produzidos pelo projétil disparado por uma arma de fogo como: 

     

    Ao meu ver não tem nenhuma alternativa correta, como pode haver divergencias entre os doutrinadores da matéria, me avisem se eu me equivoquei. Ao meu ver o ferimento provocado pelo projétil de arma de fogo produz uma ferida perfurocontusa, o agente vulnerante, no caso o APF é perforo-contundente.

  • Meta esse textão naquele orifício (que não é o criado pela bala)!

  • A questão trata de conhecimentos relativos a locais de crime de morte por arma de fogo.

    A) ERRADO. Ferimentos cortantes são produzidos por instrumentos que tem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos - o que não é o caso dos projéteis de armas de fogo.
    B) ERRADO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, que penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos da vítima - projétil de arma de fogo não possui gume, logo, não produzirá esse tipo de lesão.
    C) CERTO. Os ferimentos perfurocontundentes (perfuro contusos, para ser mais exata) são produzidos por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Os projéteis de arma de fogo, como questiona o examinador, agem no alvo perfurando-o e contundindo-o, o que os caracteriza como instrumentos perfurocontundentes.
    D) ERRADO. Ferimentos corto contundentes são produzidos por instrumentos que possuem gume mas também são influenciados pela ação contundente (ex.: facão, machado). Não é o caso dos projéteis de arma de fogo.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • perfurocortante===age por pressão e secção, ex: canivete e espada.

  • Letra b.

    Perfuro-contundentes são aqueles instrumentos que provocam lesões de perfuração em forma de túnel e atingem o indivíduo por meio de uma ponta. São produzidas quase sempre por projéteis de arma de fogo.

  • Quando se trata de FERIDAS o correto mesmo seria PERFURO-CONTUSA

    Perfurocontudente seria a classificação quanto ao OBJETO/INSTRUMENTO utilizado para produzir a ferida

    Questão densa, cansativa e longa, mas que aborda uma revisão muito boa sobre criminalística e medicina legal