SóProvas


ID
256069
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diante de uma cadeira vazia para simbolizar a ausência do ganhador, o Comitê Nobel realizou nesta sexta-feira [10/12/2010], em Oslo, a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel e pediu publicamente ao país de origem do vencedor que liberte o dissidente condenado a 11 anos de prisão.
Ao terminar seu discurso, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, pousou simbolicamente o diploma e a medalha do Nobel da Paz 2010 numa cadeira vazia. Junto à cadeira, havia um grande retrato do ganhador sorridente.


(Adaptado de exame.abril.com.br/economia)

O ganhador do Nobel da Paz 2010 tem nacionalidade

Alternativas
Comentários
  • Quem recebeu o prêmio foi o chinês Liu Xiaobo,que não pode comparecer a entrega do prêmio,pois está preso em 2008 foi condenado a 11 anos de prisão foi escolhido por seu esforço pelos direitos humanos fundamentais na CHINA.
  • LETRA   "A"
    Nobel da Paz de Liu Xiaobo é entregue simbolicamente em Oslo
          Diante de uma cadeira vazia para simbolizar a ausência de Liu Xiaobo, o Comitê Nobel realizou nesta sexta-feira, em Oslo, a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel e pediu publicamente à China que liberte o dissidente chinês condenado a 11 anos de prisão.
    O diploma e a medalha do Nobel foram colocados simbolicamente em uma cadeira vazia. Junto à cadeira, havia um grande retrato de Liu sorridente. 
          "Muitos perguntarão se, apesar de seu poderio atual, a China não mostra certa fragilidade ao considerar necessário prender um homem durante 11 anos pelo mero fato de ter expressado suas opiniões sobre a forma como se deve governar o país", acrescentou o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland.
          "A pena severa infligida a Liu fez dele algo mais que um porta-voz central dos direitos humanos. Quase de um dia para o outro ele virou símbolo, tanto na China quanto no exterior, da luta por esses direitos na China", enfatizou.
    Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/?id=100000377520