SóProvas


ID
256075
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Wikileaks.org foi fechado, mas o site ainda pode ser acessado de várias outras formas.
(http://www.gizmodo.com.br/conteudo/wikileaksorg)
O site Wikileaks tornou-se um dos assuntos mais comentados pela mídia desde o final do ano de 2010. Sobre o site são feitas as seguintes afirmações:

I. Foi criado e encabeçado pelo australiano Julian Assange que teve ordem de prisão decretada por crimes sexuais.

II. É financiado e estimulado por países comunistas, como a China e ex-comunistas como a Rússia e a Polônia.

III. Mantém arquivo e divulga comunicações diplomáticas americanas com suas embaixadas em vários países do mundo.

IV. Foram poupados muitos países emergentes e subdesenvolvidos, como exemplos o Brasil, a Colômbia e a Venezuela.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Os tópicos I e III estão corretos, o IV está errado,pois o site não poupou os países em desenvolvimento,já que postou diversas noticias do BRASIL,por exemplo
  • LEtra b.

    II- Errado. O site não é financiado por grupos comunistas; é administrado por The Sunshine Press e seu principal editor é o asutraliano Julio Assange.

    IV- O Brasil já foi alvo de exposição de documentos oficiais, principalmente, relacionados a críticas do ex-embaixador americano no Brasil sobre o Plano De DEfesa Nacional de nosso país. 

    WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.
    O site, administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhão de documentos. Seu principal editor e porta-voz é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista. Ao longo de 2010, WikiLeaks publicou grandes massas de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial. Em abril, divulgou um vídeo de 2007, que mostra o ataque de um helicóptero Apache norte-americano, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - em Bagdá, no contexto da ocupação do Iraque. O vídeo do ataque aéreo em Bagdá (Collateral Murder) é uma das mais notáveis publicações do site. Outro documento polêmico mostrado pelo site é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros na prisão militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba. Em julho do mesmo ano, WikiLeaks promoveu a divulgação de uma grande massa de documentos secretos do exército dos Estados Unidos, reportando a morte de milhares de civis no guerra do Afeganistão em decorrência da ação de militares norte-americanos. Finalmente, em novembro, publicou uma série de telegramas secretos enviados pelas embaixadas dos Estados Unidos ao governo do país.