-
A) CORRETA
B) INCORRETA: Equimona é um termo usado para equimoses de grandes proporções.
C) INCORRETA: os sinais de Benassi e Werkgartner são comuns em ferimentos causados por PAF (projéteis de arma de fogo), característicos de tiros encostados.
D) INCORRETO: o espectro equimótico de Legrand Du Saulle é usado para avaliar a distância temporal da produção das equimoses.
Uma breve revisão sobre equimoses (usei o Livro do França como base):
Equimoses são infiltrações hemorrágicas de grandes proporções nas malhas dos tecidos. Geralmente são superficiais, mas podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo (membrana que reveste os ossos). É uma prova irrefutável de reação vital. Quando se dá na forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação, e quando está na forma de estrias (causados por objetos cilíndricos, como cassetetes), recebe o nome de víbice, e por fim, as petéquias são pequenas equimoses agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre conceitos de traumatologia médico-legal.
A) CERTO. O instrumento cortante, agindo por deslizamento, deixa no final do ferimento a chamada cauda de escoriação. Ela é observada na extremidade distal do ferimento inciso, onde o instrumento cortante foi afastado do corpo. Dessa forma, ao se determina a presença da cauda de escoriação, inferimos que se trata da parte final da ação que provocou a lesão - podemos, então, determinar o sentido de formação da lesão.
B) ERRADO. Equimoma significa uma equimose de grandes proporções. O examinador tentou confundir com o conceito de hemotórax (acúmulo de sangue na cavidade pleural).
C) ERRADO. Ambos os sinais são observados em ferimentos por projéteis de armas de fogo (e não em ferimentos causados por instrumentos contundentes). Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode-se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada (Sinal de Benassi). E oss tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner, representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.
D) ERRADO. O espetro equimótico pode ser usado para inferir o tempo da lesão, e não para avaliar qual o agente causador da equimose.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
GAB: LETRA A
Nas lesões incisas, as bordas são regulares, há predomínio da extensão sobre a profundidade e o sangramento é abundante porque os vasos são cortados. Essas feridas são mais profundas no terço inicial, superficializando-se a seguir, para terminar em uma escoriação linear ao longo da epiderme, chamada de cauda de escoriação.
-
Depois de vários dias com 99% de erros nas questões de medicina legal. Eis que hoje o pai acertou duas.
Obrigado meu Deus por não desistir de mim.