SóProvas


ID
2560894
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Para otimizar os controles de acesso instrumentais, foi designado um local para a guarda de dispositivos de acesso as dependências, onde se mantém cópias e controle de uso destes dispositivos, avaliações móveis de funcionários técnicos, a fim de efetuar checagens de segurança, além de um dispositivo nas portas principais que garante a abertura da segunda, apenas quando a primeira estiver fechada. Tais controles tratam-se, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  •  

    Claviculário

     

    Local em forma de armário onde se guardam chaves devidamente arrumadas e organizadas. Armário para organizar chaves. Caixa de madeira ou ferro com a frente de vidro ou material transparente, geralmente fixada em uma parede, com tranca e vários ganchos onde se penduram as chaves cada uma com sua etiqueta de identificação.

     

     

    ECLUSAS

    Conjunto de elementos fixos e móveis que formam um sistema de controle de acesso para pessoas, veículos ou objetos constituído por um espaço confinado, com apenas dois acessos, uma entrada e uma saída, que não se abrem de uma só vez, para um abrir a outro tem que estar fechado.

     

    As eclusas tem sua origem nos princípios de segurança física de instalações dos castelos medievais, era utilizada para controlar os acessos aos portões das muralhas que davam acesso aos castelos.

     

     

    Uso de Eclusas na Segurança Física

    Na atualidade, as eclusas são utilizadas na segurança física de instalações para controlar o acesso de pessoas, veículos e objetivos As eclusas e clausuras são construídas com diversos materiais e recursos, as mais modernas utilizadas em bancos, por exemplo, contam com dispositivos detectores de metais, que travam a porta de saída se constatado que a pessoa está portando algum metal.

     

     

     

    Funcionamento Básico das Eclusas

     

     

    A porta de entrada da eclusa é aberta (porta de saída permanece fechada) a pessoa ou veículo entra no espaço interno da eclusa, a
    porta é fechada.

     

    É feito a identificação e a checagem da autorização de acesso, estando aprovada, a porta de saída da eclusa é aberta (porta de entrada
    eclusa permanece fechada) e a pessoa ou veículo pode adentrar ao interior da instalação. Caso a autorização seja negada a porta de saída da eclusa não é aberta e o acesso não é permitido, a pessoa ou veículo permanece confinado no interior da eclusa aguardando as providencias.

     

    Em se tratando de uma tentativa de acesso não autorizada , o indivíduo identificado e confinado no interior da eclusa, não conseguirá ou terá grande dificuldade para deixar o local antes da chegada da polícia. Motivo pelo qual a eclusa funciona também como um recurso dissuasivo, desestimulando a tentativa de acesso não autorizado.

  • GABARITO C

     

    Clauviculário: Local, considerado seguro, onde se guardam as chaves da empresa ou organização.

     

    Rondas: vigilância móvel, feitas pelos agentes de segurança.

     

    Eclusa: sistema de abertura e fechamento automático de portas. A segunda porta só abre após o fechamento da primeira porta que foi aberta. É o sistema adotado nos presídios do DEPEN, por exemplo.