SóProvas


ID
2560897
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

É uma ação ativa de contrainteligência, a fim de salvaguardar a integridade e imagem de um dignitário, garantindo o cumprimento da missão:

Alternativas
Comentários
  •  

    Questão relacionada sobre segurança da informação dentro do planejamento de Segurança Privada.

     

    Esse planejamento está divido em fases e níveis de equipes e portanto execução.

     

    A assertiva buscou do candidato a percepção, que para usar determinada ação é preciso ter a INFORMAÇÃO. Essa dicotomia entre informação e ação carateriza, justamente, a CONTRAINTELIGÊNCIA. 

     

    CONTRAINTELIGÊNCIA é uma ação que tem por base INFORMAÇÕES que são colhidas no processo de Segurança da Informção, ou seja de Inteligência. Portanto Contrainteligência é uma ação com base em INFORMAÇÕES que visá desarticular a inteligência inimiga. 

     

     

    Veja o que diz o site da ABIN (Agência Brasileira de Intêligencia), sobre CONTRAINTELIGÊNCIA:

     

    A Contrainteligência tem como atribuições a produção de conhecimentos e a realização de ações voltadas para a proteção de dados, conhecimentos, infraestruturas críticas – comunicações, transportes, tecnologias de informação – e outros ativos sensíveis e sigilosos de interesse do Estado e da sociedade.

    O trabalho desenvolvido pela Contrainteligência tem foco na defesa contra ameaças como a espionagem, a sabotagem, o vazamento de informações e o terrorismo, patrocinadas por instituições, grupos ou governos estrangeiros.

     

     

    QUESTÃO 

     

    a) Ao receber informações de possível atentado durante um deslocamento para um evento específico, alterar completamente o itinerário momentos antes. 

     

    Quem recebe as informações?  O setor de inteligência que está dentro do planejamnto de segurança do dignitário.

  • FIQUEI NA DÚVIDA DA LETRA A POR CAUSA DA PALAVRA COMPLETAMENTE , MAIS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A CONTRAINTELIGÊNCIA TEM QUE BUSCAR UMA AÇÃO  EFICAZ PARA INTERVIR A AÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE TRECEIROS A MELHOR ALTERNATIVA É MODIFICAR O ITENERÁRIO MOMENTOS ANTES DO DESLOCAMENTO

  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • GABARITO A

     

    O Agente de Segurança Judiciária não tem o poder de cancelar o compromisso da autoridade/dignitário, ele pode até requerer que a ida do "segurado" seja cancelada, mas nunca realizar tal ação de ofício. Caso o agente de segurança receba informações sobre possíveis ameaças durante a realização da segurança, ele deve alterar o roteiro imediatamente. 

  • A FCC sempre colocando questões para escolher a menos errada, incrível isso,

    Pois a escolha de Itinerários inopinados, súbitos, ou de improviso, devem ser EVITADOS!

    o que pode é um intinerário alternativo, (PLANO B).

     

  • Errei essa questão na prova por não prestar atenção ao termo "ativa" no enunciado. Marquei a opção "e) Manter sigilosas informações sobre a rotina do dignitário.", porém essa é uma medida passiva de contrainteligência ou apenas de inteligência, conforme resposta da FCC ao meu recurso. Infelizmente não consigo colar a resposta da banca aqui porque o arquivo é protegido, mas o fundamento deles nesse ponto foi no livro do Mandarini, p. 60.

     

    Já com relação ao item correto, a alternativa "a", afirmaram que se encaixa em itinerários alternativos, também do livro do Mandarini, Segurança Corporatia Estratégica, 2005, p. 27.

     

    Bons estudos, abraço.