SóProvas


ID
2560918
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Entende-se como definição de inteligência, com base na Instituição do Sistema Brasileiro de Inteligência: a atividade

Alternativas
Comentários
  • A) Que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimento dentro e fora do território nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, visando a salvaguarda da Segurança da Sociedade e do Estado.

     

     

    ABIN:

     

    "A Inteligência compreende ações de obtenção de dados associadas à análise para sua compreensão. A análise transforma os dados em cenário compreensível para o entendimento do passado, do presente e para a perspectiva de como tende a se configurar o futuro.

    A Inteligência trata fundamentalmente da produção de conhecimentos com objetivo específico de auxiliar o usuário a tomar decisões de maneira mais fundamentada. O conhecimento de Inteligência é o produto final desenvolvido pela ABIN e difundido à Presidência da República, aos órgãos do SISBIN e a instituições com competência para decidir sobre assuntos específicos".

     

    fonte: http://www.abin.gov.br/atividadeinteligencia/inteligenciaecontrainteligencia/inteligencia/

     

  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • LEI N° 9.883

    Art 1°, § 2°: Para os efeitos de aplicação desta Lei, entende-se como inteligência a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.

    .

     

     

  • A questão pede  " definição de inteligência" . Todos os itens bem densos de conteúdo. Mas, observando os pontos chaves " exclusivamente"  já eliminaríamos dois itens. Depois, sobram dois itens trazendo uma ideia mais de aperfeiçoamento e treinamento. Resta a letra A para gabaritarmos.

     

    A)  que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimento dentro e fora do território nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, visando a salvaguarda da Segurança da Sociedade e do Estado. 

    B) que objetiva exclusivamente a salvaguarda de conhecimento dentro e fora do território nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, visando a salvaguarda da Segurança da Sociedade e do Estado. 

    c) de treinamento e aperfeiçoamento dos agentes de segurança envolvidos no processo decisório das ações de defesa das instituições públicas, visando a salvaguarda da Segurança da Sociedade e do Estado. 

    d) de aperfeiçoamento e produção de conhecimento dinâmico dos agentes públicos na formação do processo decisório, visando a segurança do Estado e da Sociedade. 

    e) que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimento exclusivamente no Território Nacional, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, visando a salvaguarda da Segurança da Sociedade e do Estado. 

  • GABARITO A

     

    A atividade de inteligência possui dois ramos: a inteligência e a contrainteligência.

     

    A contrainteligência pode ser ativa ou passiva.

    --> A ativa emprega ações de desinformação, contra-propaganda. contra-espionagem e contra-sabotagem.

    --> A passiva elabora e executa o Plano de Seguranã Orgânica, que é voltado à prevenção. 

     

     

  • Gabarito: A

     

    DECRETO Nº 4.376, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002

     

    Inteligência é a atividade de obtenção e análise de dados e informações e de produção e difusão de conhecimentos, dentro e fora do território nacional, relativos a fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, a ação governamental, a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.