-
ALTERNATIVA E
O tunelamento é a técnica de encapsular conjuntos de dados que trafegam em rede dentro de outro conjunto de dados, de forma que a rota que os primeiros iam tomar seja conduzida para um lugar ou de uma maneira que sem o encapsulamento eles não poderiam fazer. Existe tunelamento tanto de conexões TCP quanto de protocolos de baixo nível, e os softwares, assim como as utilidades que um túnel pode ter, são diversos.
-
A criptografia é legível. Mesmo não sendo possível ler os arquivos, é possível ver o tráfego de pacotes, diferentemente do tunelamento.
O Tunelamento tem relação direta com VPN.
-
Letra E.
Ao citar que 'trafega em uma rede pública', está falando sobre o procedimento de tunelamento, e não criptografia.
-
Colega Alessandro,
veja este comentário que peguei do blog de um professor.
[...]No caso da questão comentada aqui não é diferente, veja bem, detalhes apontam a sua direção para a resposta E (tunelamento) e não D(criptografia) como muitos alegam. Quero então exiplicar de modo direto a tal direção que vejo, sem rodeios, sem dificultar com termos tecnicos. Observe que a tal questão cita o (processo que encapsula o pacote de dados), no caso também diz que o mesmo ja se encontra previamente protegido, isto é, ja esta ilegível. Importânte analisar esse trecho da questão pois esta ai a resposta, vejam, aparece 2 processos diferentes, Encapsulamento e Criptografia, a questão aponta apenas para o primeiro que de forma direta empacota os dados para que possam ser transmitidos por um tunel direto a outro ponto, dai vem o termo Tunelamento. A confusão se deu por causa do segundo processo, no caso a Criptografia, só para lembrar esse processo torna os dados ilegíveis, para que possam ser transmetidos de forma segura, a questão apontada aqui, fala do processo que cria o pacote e não o que o torna inlegivel, no caso Encapsulamento e não Criptografia.
http://fabiolucioblog.blogspot.com/2011/05/questao-do-bb-essa-deu-o-que-falar.html
-
comentário de patrícia quintão - ponto dos concursos
“Acesso a distância a computadores” é equivalente a dizer “acesso remoto”, ok? “Previamente protegido por mecanismos que o torna ilegível” diz que a
informação já foi criptografada. Então, trecho “é o processo que encapsula o pacote de dados, previamente protegido por mecanismos que o torna ilegível”,
pode ser entendido da seguinte forma: o pacote de dados criptografado será encapsulado (na VPN) e transmitido por um túnel, de forma que possa trafegar
pela rede pública (a Internet!) até chegar ao destino. Nesse momento, será desencapsulado e descriptografado (ficando legível novamente). O processo
abordado na questão é o tunelamento.
-
Os conceitos fundamentais de uma VPN são a criptografia e o tunelamento, onde a criptografia garante a autenticidade, a integridade e o sigilo das informações e o tunelamento permite a utilização da rede pública para o tráfego seguro dessas informações. A ideia básica é utilizar, a partir da rede pública de telecomunicações, "túneis" de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes existentes (públicas ou privadas) para a transferência de informações, de modo seguro, entre redes ou usuários remotos. Com esse recurso, redes situadas em locais geograficamente distintos podem, através de um link de comunicação, se conectar a um provedor de acesso, possibilitando o fluxo de informações de forma segura.
-
Pessoal, é só lembrarmos de uma coisa; O tunelamento é a ação, a maneira de como é feita e a criptografia é o resultado, a consequência.
-
Gabarito. E.
se trafega é procedimento de tunelamento
-
Como a Internet é uma rede pública, é preciso criar alguns mecanismos de segurança para que as informações trocadas entre os computadores de uma VPN não possam ser lidas por outras pessoas.
A proteção mais utilizada é a criptografia, pois essa garante que os dados transmitidos por um dos computadores da rede sejam os mesmo que as demais máquinas irão receber.
Depois de criptografados, os dados são então encapsulados e transmitidos pela Internet, utilizando o protocolo de tunelamento, até
encontrar seu destino.
Victor Dalton
-
A técnica de tunelamento consiste no encapsulamento de um protocolo dentro de outro. Ela permite que um pacote seja enviado com segurança através de uma rede pública como a Internet. Devido a isso, é usada para a criação de VPNs.
Para que um datagrama seja enviado de um ponto a outro da VPN, ele precisa, primeiramente, ser encriptado para que fique ilegível (no caso de ser interceptado). Depois, precisa ser encapsulado (recebendo um cabeçalho adicional) para então ser enviado através da rede intermediária (por exemplo, a Internet). Ao chegar a seu destino na rede pública, o datagrama é desencapsulado, desencriptado e encaminhado a seu destino final
Os pacotes podem ser encapsulados na Camadas de Enlace (L2TP, PPTP, L2F) ou de Rede (IPSec).
-
O tunelamento, basicamente, é a técnica de encapsular conjuntos de dados que trafegam em rede dentro de outro conjunto de dados, de forma que a rota que os primeiros iam tomar seja conduzida para um lugar ou de uma maneira que sem o encapsulamento eles não poderiam fazer. Existe tunelamento tanto de conexões TCP quanto de protocolos de baixo nível, e os softwares, assim como as utilidades que um túnel pode ter, são diversos.
-
Aquele aposto " previamente protegido por mecanismos que o torna ilegível", foi colocado ali de propósito para confundir 7.986.324 pessoas que não puderam ver que o que a questão queria era falar de TUNELAMENTO, gabarito E.
-
Letra e. Tunelamento = VPN = segurança para acesso remoto (distante).
-
Gab: E
Bizu → encapsular = VPN (Tunelamento)
-
O que confundiu foi o deslocamento do adjunto adverbial: "No contexto de segurança do acesso a distância a computadores" para o início do enunciado.
Se põe no devido lugar (ao final) fica mais didático o entendimento.
Por isso ficar atento às frases começando com "No". São jogadas de português em Várias disciplinas para induzir ao erro.
-
Gabarito: E
A Rede VPN utiliza protocolos de TUNELAMENTO (ação) e a criptografia (resultado). Os dados são encapsulados na origem (encriptados) de tal modo que trafegam pela internet como se dela não fizesse parte. São abertos apenas no destino (desencriptados), garantindo a integridade, confidencialidade e a autenticidade dos dados trafegados em uma rede pública.
Importante saber:
OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DE TÚNEL SÃO OS SEGUINTES:
PPTP (Protocolo de túnel ponto a ponto) é um protocolo de nível 2.
L2F (Reenvio de nível dois) é um protocolo de nível 2.
L2TP (Protocolo de túnel de nível dois) todas as funcionalidades de PPTP e de L2F. É um protocolo de nível 2 baseado em PPP;
IPSec é um protocolo usado para transferir dados de maneira segura na camada de rede. É um protocolo que melhora a segurança do protocolo IP para garantir a privacidade, integridade e autenticação de dados enviados.