SóProvas


ID
2561953
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Hipoteticamente, durante a fase de levantamento de requisitos, um Analista de Sistemas do TST aplicou uma técnica que trata de realizar uma imersão no ambiente de trabalho de seus usuários buscando observar, no dia a dia, como as atividades eram executadas. Esse trabalho lhe ajudou a descobrir requisitos funcionais e não funcionais, implícitos, que refletiam as formas reais com que as pessoas trabalhavam ao invés de refletir processos formais definidos pelo Tribunal. Um outro Analista de Sistemas que o acompanhava perguntou:


Qual técnica da Engenharia de Requisitos é essa que você aplicou?

Qual requisito funcional você observou?

Qual requisito não funcional você observou?


As respostas corretas a essas perguntas foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A imersão se caracteriza pela atuação direta do engenheiro de requisitos no processo que o qual está fazendo a elicitação. Esta técnica de elicitação também é conhecida como Etnografia.

    Requisito funcional trata-se de regras e/ou restrições que o sistema de informação deve fazer. Neste caso trata-se de um cálculo matemático das custas dos processos.

    Letra C

  • Vimos nesta aula que a técnica em que o analista faz uma “imersão no ambiente de trabalho de seus usuários buscando observar, no dia a dia, como as atividades eram executadas” é a Etnografia.

    Restaram somente as alternativas b e c. Temos que ver em qual dessas 2 alternativas tem um requisito funcional e 1 não-funcional, nesta ordem.

    Tempo de espera de atendimento no guichê é uma restrição, um requisito não-funcional de performance. Podemos então eliminar a letra b.

    Restou a letra c. Cálculo das custas do processo é uma funcionalidade, um requisito funcional. Certo. Tempo de espera de atendimento no guichê já vimos que é não-funcional. Certo. Portanto, o gabarito é c.

    Resposta: C

  • questão de requisitos da FCC tem grande probabilidade de ter como resposta etnografia kkkkk