SóProvas


ID
2561968
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere, por hipótese, os requisitos abaixo, levantados durante a modelagem de dados:


I. A entidade Empregado exerce dois papéis: Gerente e Gerenciado. Cada empregado tem um só gerente e um gerente chefia diversos empregados.

II. Um empregado (entidade Empregado) ocupa somente um cargo (entidade Cargo) que também pode ser ocupado por outros empregados.

III. Um departamento (entidade Departamento) aloca diversos empregados (entidade Empregado). Um empregado só pode ser alocado em um único departamento.

IV. Os atributos identificadores das entidades Empregado, Cargo e Departamento são, respectivamente, Matrícula, Código do Cargo e Código do Departamento.


Em um modelo normalizado, são chaves estrangeiras em I, II e III, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência, em uma tabela, a uma chave primária de outra tabela. Para facilitar a compreensão, tomemos como exemplo duas tabelas: Pessoa Carro. Para montarmos um relacionamento entre elas, poderíamos ter, na tabela Carro, o campo ID_Pessoa fazendo referência à chave primária da tabela Pessoa.

     

    Diferentemente da chave primária, a chave estrangeira:

    * Pode ser nula (NOT NULL);

    * É um campo em uma tabela que faz referência a um campo que é chave primária em outra tabela;

    * É possível ter mais de uma (ou nenhuma) em uma tabela.

  • Para resolver esta questão é preciso entender de cardinalidades e para qual entidade deve seguir a FK(chave estrangeira).

     

    I -  GERENTE(1)----< gerencia >------(N)GERENCIADO

    Cada empregado tem um só gerente e um gerente chefia diversos empregados.

    MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do gerente

    Obs* N significa vários

     

     

    II EMPREGADO(N)--------(1)CARGO

    Um empregado (entidade Empregado) ocupa somente um cargo (entidade Cargo) que também pode ser ocupado por outros empregados

    USANDO O MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do CARGO

     

     

      III DEPARTAMENTO(1)---------------------(N)EMPREGADO

    Um departamento (entidade Departamento) aloca diversos empregados (entidade Empregado). Um empregado só pode ser alocado em um único departamento.

    USANDO O MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do DEPARTAMENTO

  • No caso da assertiva I, trata-se de um relacionamento recursivo ou auto-relacionamento. Nesse caso, onde 1 empregado gerente possui vários empregados subordinados (1:N), a entidade EMPREGADO deve possuir sua própria chave primária (ex.: EMPREGADO_PK) e a chave estrangeira do empregado gerente (que também é um EMPREGADO).

     

    Qualquer dúvida, um link que achei legal: 

    https://sites.google.com/site/uniplibancodedados1/aulas/aula-7---tipos-de-relacionamento

  • Muito Didática a explicação Nadiel. Sem mais comentários
  • I – A chave estrangeira em um autorrelacionamento aponta para a própria chave primária da tabela. Ou seja, como o atributo identificador de Empregado é Matrícula, conforme consta do item IV, teremos uma chave estrangeira no registro de cada empregado que referencia o atributo Matrícula de seu gerente

    Se colocássemos a matrícula do funcionário gerenciado, cada gerente só seria capaz de gerenciar um outro funcionário, mas um funcionário poderia ter vários gerentes, o que não faz sentido diante do modelo. 

    II – Novamente temos um relacionamento um pra muitos. Em um relacionamento desse tipo, a chave estrangeira fica no lado “muitos” da relação. Assim, teremos uma chave estrangeira em Empregado, que referencia o cargo que esse empregado ocupa. A chave estrangeira de cargo, conforme o item IV, é o Código do Cargo.

    III – Assim como nos demais, temos outro relacionamento 1:n, devendo colocar a chave estrangeira no lado N. Esse lado, é, novamente, a tabela Empregado. Essa tabela irá receber uma chave estrangeira que referencia Departamento, no caso o Código do Departamento.

  • Colega, realmente a questap deixa duvidas, mas neste caso especifico, o desconto seria 9, e nao 6. Supondo que 36 foi o valor da venda.

  • Colega, realmente a questap deixa duvidas, mas neste caso especifico, o desconto seria 9, e nao 6. Supondo que 36 foi o valor da venda.