-
Resolução:
Materiais X: é um material de pouca importância, pois há um outro material que podesubstituí-lo na empresa.
Materiais Y: é um material de importância relativa, mediana e, podem ter ou não, um outro material que pode substituí-lo na empresa.
Materiais Z: é um material muito importante, e fundamental na produção. Não existe um outro material que pode substituí-lo na empresa.
Gabarito: Certa
Fonte:: Ronaldo Fonseca- Estratégia Concursos
-
Para decorar os Materiais de Estoque quanto à importância operacional, ou seja, o que é realmente necessária para que a produção ocorra, é só lembrar da ordem X, Y, Z e que, na mesma sequência, o material vai do menos importante (X) ao mais importante (Z).
-
Macete para quem curte ANIMES:
Do menos importante para o mais importante a ordem é: x, y e z.
Lembre-se: os níveis de poder dos animes farão vc lembrar o nível de importância.
Hunter X Hunter: os personagens são fracos comparados aos outros.
Yu Yu Hakusho: os personagens são os intermediários em questão de força
Dragon Ball Z: os caras são muito mais fortes que os outros da lista.
Lembre-se dessa listinha e vc vai lembrar a ordem dos mais importantes!
-
Ordem inversa do
ABC ->
XYZ <-
-
Certo
Classificação por importancia operacional- X, Y, Z
Avalia o grau de ctiticidade do item em estoque, ou seja, o quanto o item é indispensável para o bom funcionamento da organização
X- baixa criticidade
Y- Criticidade média
Z- Máxima criticidade
-
CERTO
Quanto à importância operacional, os itens de estoque podem ser classificados em: "XYZ"
X= Materiais de baixa importância, podem ser substituidos por similares.
Y= Materiais de média importância, com ou sem similar na empresa.
Z = Materiais muito importantes, sem similares. A falta deles pode acarretar paralização de uma ou mais fases operativas.
Viana, 2010.
-
Na classificação XYZ de materiais, os itens da classe X são considerados de baixa criticidade para as atividades a eles relacionadas, enquanto os itens da classe Y são considerados de média criticidade e os Z, de alta criticidade.
Basicamente, dentro de um plano logístico, é possível pegar o seu próprio estoque e dividi-lo a partir das suas características individuais. Depois de reunir os itens que fazem parte deste estoque, você os divide de acordo com a importância, sendo que, no plano X, Y, Z, ele seria dividido da seguinte forma:
• Classe X – é considerado dentro deste plano de item ordinário, ou seja, é um produto com baixa criticidade. Caso ele não esteja disponível no estoque, não haverá grandes perdas, em matéria de produção ou de lucratividade. Além disso, este tipo de item pode não ser considerado dispensável, mas sempre será considerado substituível.
• Classe Y – também chamado de item intercambiável. Sua principal característica é o fato de ser relevante tanto para o estoque produtivo de uma empresa, quanto para a produção final que ela entrega para seus clientes. Na maioria dos casos, este tipo de produto pode ser utilizado como substituto de itens de classe X ou de classe Z, caso estes não estejam disponíveis no estoque.
• Classe Z – estes são os itens vitais que uma empresa precisa ter em seu estoque. Já foi no McDonald’s e não encontrou hambúrguer? Pois este é o item Z no nível de criticidade deles. Semelhante a isso, a falta de um item de criticidade Z remete normalmente a prejuízos diretos no negócio. Em outros casos, sua falta resulta em perdas em segurança ou operacionalidade.
Questão Q854481 fala sobre curva ABC
A Criticidade XYZ e a ABC
A grande diferença entre estes dois tipos de criticidades é que normalmente a XYZ está ligada à produção, enquanto a ABC está ligada a valores. Um item Z pode ser mais barato que um item X, já no plano ABC, esta ordem nunca acontecerá.
-
Gabarito CERTO
alta criticidade= alta importância
x= não tão importante assim, outro pode substitui-lo
y= mediano
z= importante demais.
-
Para decorar os materiais de estoque quanto a importância operacional, ou seja o que é realmente necessario para que a produção ocorra, é só lembrar da ordem X,Y,Z, na mesma sequência, o material vai de menos importante X, ao mais importante Z.
X-POUCA
Y-MEDIANA
Z-FUNDAMENTAL IMPORTÃNCIA
-
gabarito Certo
Classificação por importância operacional
Classe X
Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y
Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z
Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
-
Olhe as palavras e associe:
baiXaaa criticidade
medYa criticidade
inZubistituivel
Pronto, memorize.
Próxima!
-
Olhe as palavras e associe:
baiXaaa criticidade
medYa criticidade
inZubistituivel
Pronto, memorize.
Próxima!
-
X- -
Y- +
Z-++
-
A colega Juliana Gaspar se confundiu. O correto seria:
ABC - DECRESCENTE (do maior para o menor)
XYZ - CRESCENTE (do menor para o maior)
-
https://www.youtube.com/watch?v=SVLgpfVGkJQ
Deem uma olhada!
-
RESUMO PARA RELEMBRAR
Os materiais podem ser classificados por tipo de demanda, sendo:
1) materiais de estoque
a) quanto à aplicação: se são materiais produtivos, improdutivos, matéria prima, produtos em fabricação, etc.
b) quanto ao valor de consumo: curva ABC
c) quanto à importância operacional: classificação que leva em consideração a imprescindibilidade + dificuldade de obtenção do material. Podem ser:
c1) "X" -> baixa importância;
c2) "Y" -> média importância;
c3) "Z" -> vital importânica (PARA DECORAR "É ZUPER IMPORTANTE!")
2) materiais de não estoque
-
X --> baiXa criticidade
Z--> Zuper criticidade
-
GABARITO: CERTO
A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):
Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade
Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Curva ABC➤ A importância começa do A para o C
*Importância financeira
Classificação XYZ➤ A importância começa do Z para X
*Criticidade(crítico)
-
CERTO
-
Classificação de materiais por importância operacional
X - Materiais de BAIXA criticidade, cuja falta NÃO implica paralisações da produção, nem riscos. Há facilidade de sua obtenção no mercado.
Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Z - Materiais de MÁXIMA criticidade, NÃO podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
Gabarito: Certo
-
Na classificação XYZ de materiais, os itens da classe X são considerados de baixa criticidade para as atividades a eles relacionadas, enquanto os itens da classe Y são considerados de média criticidade e os Z, de alta criticidade. ✅✅
- A aplicação não é muito importante;
- São adquiridos facilmente;
- Baixa criticidade.
- Importância média;
- Com ou sem similar na empresa;
- Média criticidade.
- Materiais vitais;
- Logo, se faltarem: irão paralisar a produção ou causar danos grandes;
- Alta criticidade.