SóProvas


ID
2563840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito dos procedimentos operacionais de segurança de dignitários, especificamente nas escoltas realizadas a pé, julgue o item subsecutivo.


Na escolta a pé realizada por dois agentes de segurança, deve-se adotar a formação de retaguarda, permanecendo o dignitário preferencialmente à frente dos agentes.

Alternativas
Comentários
  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • Gab: Errado

     

    Acho que o erro é dizer que a formação que foi utilizada  é a formação a retaguarda, pois esse tipo de formação deve ser utilizada quando:


     os flancos estão protegidos;
     a frente está livre; e
     há necessidade de resguardar a retaguarda do dignitário.

     

    Em caso de contato direto da autoridade com o público, torna-se essencial a obtenção de informações sobre o tipo de pessoas que o compõe e a
    utilização de agentes infiltrados para reforçar o perímetro de segurança pessoal.
     

     

    8.2. Escolta com 02 AGENTES


    Estando o dignitário em deslocamento e acompanhado de uma escolta composta de dois agentes de segurança, ambos deverão preferencialmente
    manter-se atrás do protegido, um à esquerda e o outro à direita.

    Por ser uma equipe pequena, os agentes devem manter-se entrosados e conservar o olhar sobre o parceiro e o protegido e, amiúde, olhar para trás e para os lados, como forma de ampliar o campo de visualização e detectar ameaças que possam surgir fora dessa perspectiva visual.

     

    Fonte: Apostila Estratégia.

  • Gostaria de um melhor embasamento teórico para resolver essa questão. Acertei analisando de forma lógica, mas não é o ideal. Na minha opinião, não é conveniente deixar o dignitário descoberto na parte frontal, creio que o ideal venha ser um segurança a frente, um pouco mais a esquerda, e outro na retaguarda

  • ERRADO

     

    A formação adequada a ser utilizada pelos agentes de segurança em caso de deslocamento a pé seria lado a lado com a autoridade.

     

    SEGURANÇA | AUTORIDADE | SEGURANÇA 

  • O erro da questão é o fato de dizer que, deve-se adotar a formação de retaguarda. Na verdade os agentes devem preferencialmente se manter a retaguarda um a esquerda e o mosca a direita. Deve manter se a retaguarga pois ambos terão uma melhor visão da situação pois com o dignitário a frente, conseguem observar o entorno sem tirar os olhos do dignitário.

  • Na verdade o nome dessa formação é "Homem de Ponta" e não "Retaguarda". 

  • Todos os comentários estão equivocados.

    ESCOLTA COM DOIS AGENTES

    Um agente posiciona-se atrás do segurado (na mesma posição como se fosse o único na proteção) e o outro fica à frente, preferencialmente do lado oposto. 

    Fonte: Manual sobre segurança de dignitários. EBCDEFESA