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ID
2564062
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em um projeto de sistemas deve-se considerar que mudanças podem ser necessárias ao longo de sua utilização. Padrões de projeto ajudam a evitar esses possíveis problemas, pois garantem que o sistema pode mudar segundo maneiras específicas. Em diversas causas comuns de reformulação de projetos, alguns padrões podem ajudar a tratar esses problemas. Um deles pode ser a dependência da plataforma de hardware e software. Assinale a alternativa que apresenta os padrões de projeto que tratam desse problema.

Alternativas
Comentários
  • Termo chave para definir a questão: Desacoplamento

     

    Abstract Factory: Isolar a criação de objetos de seu uso e criar famílias de objetos relacionados sem ter que depender de suas classes concretas. (Fraco acoplamento)

    BridgeDesacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.

  • 2017

    Considere que é necessário fazer um programa que vá funcionar em várias plataformas, como Windows, Linux, Mac OS etc. O programa fará uso de diversas abstrações de janelas gráficas, por exemplo, janela de diálogo, janela de aviso, janela de erro etc. Um Analista sugeriu o uso de um padrão de projeto GoF estrutural que fornece um nível de abstração maior que o Adapter, pois são separadas as implementações e as abstrações, permitindo que cada uma varie independentemente.

     

    O padrão sugerido pelo Analista é o

     a) Bridge e as implementações seriam as classes de janela das plataformas.

     b) Prototype, pois especifica os tipos de plataformas a serem criadas usando uma instância protótipo e cria novas interfaces pela cópia desse protótipo.

     c) MVC, de forma que a camada Model fique responsável por acionar as janelas, a camada Controller exiba os dados do Model ao usuário e a camada View armazene as classes que fazem a comunicação com o Banco de Dados.

     d) Visitor e as interfaces seriam executadas nos elementos de cada plataforma.

     e) State, que permite a uma plataforma alterar o comportamento de sua interface.

     

  • a-

    abstarct factory - interface para familia de objetos dependentes, sem especificar classes concretas

    bridge - separa abstração de sua implementação, podendo adicionar novas abstrações ou implementação sem afetar as existentes