SóProvas


ID
2564524
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política

No texto Notas sobre a desconstrução do popular, publicado no Brasil no livro Da Diáspora, organizado por Liv Sovik, o teórico cultural Stuart Hall afirma: “a cultura popular é um dos locais onde a luta a favor ou contra a cultura dos poderosos é engajada; é também o prêmio a ser conquistado ou perdido nessa luta. É a arena do consentimento e da resistência. Não é a esfera onde o socialismo ou uma cultura socialista – já formada – pode simplesmente ser ‘expressa’. Mas é um dos locais onde o socialismo pode ser constituído. É por isso que a cultura popular importa. No mais, para falar a verdade, eu não ligo a mínima para ela”. Com esta afirmação, Stuart Hall quer dizer que a cultura popular é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Hall, pelo fato de a natureza não ser estática, o que se espera ao longo do tempo é a destruição de estilos específicos de vida e a sua transformação em algo novo. Em se tratando de cultura popular, essas transformações representam o centro de estudo e transformações da cultura. Definir algo como elemento formador, construtor, responsável pela concepção clara e definitiva da cultura popular é um erro, pois não existe um estrato "autentico","autônomo" e isolado de cultura da classe trabalhadora, afirma ele. Não existe uma cultura popular íntegra, situada fora do campo de força das relações de poder e de dominações culturais.

    Em seu centro estão as relações de forças mutáveis e irregulares ä questão de luta cultural, que define o campo da cultura transformada. Não se pode falar da cultura de um grupo como sendo fixa, pois os valores se alteram e o que era tido como erudito no século XX, pode ser o exemplo de hábito tipicamente popular na atualidade.

    Conclui afirmando: "A cultura popular é um dos locais onde a luta a favor ou contra a cultura dos poderosos engajada; é também o prêmio a ser conquistado ou ser perdido nessa luta. É a arena do consentimento e da resistência" (p. 263) Não é a esfera onde a cultura socialista possa simplesmente ser expressa, mas sim, constituída e é por essa razão que a cultura popular é importante.