SóProvas


ID
2564692
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As formas e escoramentos compõem um sistema estrutural provisório cujo objetivo é dar formato adequado ao concreto fresco até o momento em que os mesmos adquirem resistência e capacidade autoportante. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas abaixo relacionadas às formas e escoramentos.


(_) Os compensados plastificados, utilizados como painéis de fôrma, apresentam uma quantidade menor de reuso, quando comparado aos compensados resinados.

(_) O sistema de forma modular misto apresenta tamanho padronizado, formado por painéis não metálicos, sendo estruturada, travada e escorada por elementos metálicos.

(_) As peças de reescoramento sempre devem estar posicionadas no elemento estrutural antes da retirado do escoramento principal.

(_) A madeira do tipo compensado é o material mais utilizado para confeccionar os painéis das formas.


Assinale a alternativa que apresenta de forma correta, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra A

    .

    Os compensados plastificados, utilizados como painéis de fôrma, apresentam uma quantidade menor de reuso, quando comparado aos compensados resinados.  FALSO

    Os compesados plastificados, utilizados como painéis de forma, apresentam uma quantidade MAIOR de reuso (aproxidamente 20 reutilizações), quando comparado aos compensados resinados (aproximadamente 14 reutilizações).

    .

    O sistema de forma modular misto apresenta tamanho padronizado, formado por painéis não metálicos, sendo estruturada, travada e escorada por elementos metálicos.  VERDADEIRO

    .

    As peças de reescoramento sempre devem estar posicionadas no elemento estrutural antes da retirado do escoramento principal.  VERDADEIRO

    .

    A madeira do tipo compensado é o material mais utilizado para confeccionar os painéis das formas.  VERDADEIRO

  • Oliveira, qual a sua fonte?

  • Para quem quer entender melhor a 2º afirmativa "O sistema de forma modular misto apresenta tamanho padronizado, formado por painéis não metálicos, sendo estruturada, travada e escorada por elementos metálicos." recomendo este link: http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/formas-cc.pdf

  • Tipos de Formas Quanto ao Local da Fabricação:

     

    • As formas podem ser produzidas na obra

    • Podem ser enviadas para a obra prontas, apenas para serem montadas

    • Podem ir parcialmente prontas para a obra.

     

    Tipos de Materiais dos Painéis

     

    Os painéis podem ser de:

     

    • Madeira • Metálicos • Mistos-madeira e metálico • Plástico • Papelão • Isopor • E outros materiais, entretanto, em nossas obras, o mais comum são as formas de madeira. Formas metálicas e mistas ainda não têm grande emprego em edificações

     

    Os painéis de madeira podem ser produzidos com:

     

    Compensado – são os mais utilizado atualmente

    • Madeira serrada -  A madeira serrada continua sendo o material mais empregado para estruturação do painel

     

     

    -> Formas Modulares Mistas:

     

    - São consideradas formas modulares mistas aquelas cujos painéis têm tamanhos padronizados, formados por placas não metálicas estruturadas por elementos metálicos e cujas peças acessórias de travamento e escoramento são metálicas.

     

    - Precisam ser complementadas com madeira porque as obras não são normalmente moduladas e as estruturas não são padronizadas.

     

    -São normalmente práticas para montar, sabendo-se que os sistemas de montagem têm detalhes diferentes, de empresa para empresa.

     

    - São comercializadas normalmente através de locação.

     

     

    -> Formas Modulares Metálicas:

     

    - São consideradas formas modulares metálicas aquelas cujos painéis têm tamanhos padronizados, formados por chapas metálicas estruturadas por elementos metálicos e cujas peças acessórias de travamento e escoramento são metálicas também.

     

    - Precisam ser complementadas com madeira porque as obras não são normalmente moduladas e as estruturas não são padronizadas.

     

    Outros tipos de formas:

     

    Formas Plásticas para Lajes Nervuradas

    - Formas de Papelão

     

    REESCORAMENTO

    - O reescoramento deverá ser feito conforme instruções de projeto específico.

    - As peças de reescoramento sempre devem estar posicionadas no elemento estrutural antes da retirada do escoramento principal.

     

    Não se deve retirar para depois reescorar.

     

    Uso de desmoldante

     

    O desmoldante é fundamental para facilitar a desforma e proteger o compensado, mas deve ser utilizado conforme Recomendações do fabricante.

     

     

  • Quanto ao reescoramento:

     

    http://www.sh.com.br/blog/2010/cuidados-no-reescoramento-e-desforma/

  • Compensado:

    1. Resinado:

    Formas de concreto, barracões de obra, lajes, construções provisórias, tapumes, bandeja de proteção, palcos e indústria moveleira;

    Custo reduzido, alto reaproveitamento e resistência mecânica.

    Como grande parte dos compensados, o seu miolo é composto por madeira reflorestada de pinus e sua capa pode ser de pinus ou virola, é prensado sob altas temperaturas com resina fenólica, que lhe garante maior resistência a temperatura, variações do tempo, umidade e uma durabilidade prolongada, e se for manuseada adequadamente pode ser reutilizada diversas vezes (aproximadamente 8), e oferecem aspecto superficial rugoso ao concreto.

    2. Plastificado:

    Formas de concreto, barracões de obra, lajes, construções provisórias, tapumes, bandeja de proteção, palcos e indústria moveleira.

    Composto com Pinus e Eucalipto, tendo um cuidado na seleção dos materiais para que não haja nós ou vazios, sendo as de Pinus internamente e Eucalipto para as externas, prensado sob altas temperaturas com resina fenólica e revestido em sua superfície com um filme, também fenólico, possuindo assim uma maior resistência ao resinado e também um maior número de reutilizações, dependendo da espessura do filme e da forma em que foi manuseado.

    A camada de filme que envolve a chapa permite que o concreto não penetre na madeira e não impregne a fôrma, o que também facilita o desmolde e proporciona um melhor aspecto do concreto aparente. Permite aproximadamente 18 reutilizações e deixa a superfície do concreto lisa.

    São utilizadas em contato com o concreto em praticamente todos os tipos de fôrmas, desde a mais simples, passando por fôrmas curvas (moldadas com chapas de 4 e 6 mm) até fôrmas moduladas.