A tabela de processos ou blocos de controles está presente em todos os sistemas operacionais e possuem a função de armazenar informações sobre o estado do processo, seu contador de programa, o ponteiro de pilha, alocação da memória, os estados do seus arquivos abertos, sua contabilidade sobre contabilidade, escalonamento e tudo sobre o processo que deva ser salvo quando o processo passar do estado de em execução para o estado de bloqueado.
https://www.devmedia.com.br/tabela-de-processos-em-sistemas-operacionais/24760
TABELA DE PROCESSOS ou Bloco de controle do processo (Process Control Block – PCB) – Estrutura onde o SO guarda todas as informações do processo, contendo sua identificação, prioridade, estado corrente, recursos alocados por ele e informações sobre o programa em execução
O Sistema Operacional gerencia os processos através de System Calls.
FONTE: https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap6so.html
Com a utilização da tabela de processos, a troca de processos poderá ser efetuada não havendo perda do que já foi processado. Então quando o processo voltar a CPU para execução, a leitura da tabela de processo será feita, assim inicia-se o processamento do processo que estava bloqueado no ponto que a CPU parou de processar e gravou as informações do processo na tabela de processos e fez a troca por outro processo. Assim o conceito de multiprogramação não terá problemas e controle.
FONTE: https://www.devmedia.com.br/tabela-de-processos-em-sistemas-operacionais/24760