SóProvas


ID
2566165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral

Os recursos do fundo partidário deverão ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c).

     

     

    a) Essa assertiva está errada, pois a distribuição não é feita de forma igual a todos os partidos. Segue a forma como é feita essa distribuição:

     

    Lei 9096, Art. 41-A. Do total do Fundo Partidário:

     

    I – 5% (cinco por cento) serão destacados para entrega, em partes iguais, a todos os partidos que atendam aos requisitos constitucionais de acesso aos recursos do Fundo Partidário; e

     

    II – 95% (noventa e cinco por cento) serão distribuídos aos partidos na proporção dos votos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

     

     

    b) Essa assertiva está errada, pois o fundo partidário não é composto, em sua maior parte, por verbas particulares. Analisando-se o artigo 38 da lei 9.096, percebe-se que a maior parte do fundo partidário provém de verbas públicas. Ademais, pessoa jurídica não pode fazer doações ao fundo partidário. 

     

    Lei 9096, Art. 38. O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Fundo Partidário) é constituído por:

     

    III – doações de pessoa física ou jurídica, efetuadas por intermédio de depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário;

     

    Ac.-STF, de 17.9.2015, na ADI nº 4.650: declara a inconstitucionalidade da expressão “ou pessoa jurídica”, com eficácia ex tunc.

     

     

    c) Lei 9096, Art. 7º, § 2º Só o partido que tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral pode participar do processo eleitoral, receber recursos do Fundo Partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, nos termos fixados nesta Lei.

     

     

    d) Essa assertiva está errada, pois, mesmo os partidos políticos que tiverem suas contas desaprovadas, poderão receber recursos do fundo partidário e concorrer às eleições normalmente. A sanção ao partido que teve suas contas desaprovadas é a seguinte:

     

    Lei 9096, Art. 37. A desaprovação das contas do partido implicará exclusivamente a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento).

     

     

    e) Lei 9096, Art. 44, § 3º Os recursos de que trata este artigo não estão sujeitos ao regime da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, tendo os partidos políticos autonomia para contratar e realizar despesas.

     

    * Lei n° 8.666 = Lei das Licitações.

     

    ** Logo, os partidos políticos não precisam seguir os ditames da Lei de Licitações para realizar suas contratações.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Exatamente, Thiago.

  • 1) Enunciado da questão

    A questão exige conhecimento sobre a destinação dos recursos do fundo partidário.

    2) Base legal [Lei Orgânica dos Partidos Políticos (Lei n.º 9.096/95)]

    Art. 7.º. [...].

    § 2º. Só o partido que tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral pode participar do processo eleitoral, receber recursos do Fundo Partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, nos termos fixados nesta Lei.

    Art. 37.  A desaprovação das contas do partido implicará exclusivamente a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento) (redação dada pela Lei nº 13.165/15).

    Art. 38. O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Fundo Partidário) é constituído por:

    I) multas e penalidades pecuniárias aplicadas nos termos do Código Eleitoral e leis conexas;

    II) recursos financeiros que lhe forem destinados por lei, em caráter permanente ou eventual;

    III) doações de pessoa física ou jurídica, efetuadas por intermédio de depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário;

    IV) dotações orçamentárias da União em valor nunca inferior, cada ano, ao número de eleitores inscritos em 31 de dezembro do ano anterior ao da proposta orçamentária, multiplicados por trinta e cinco centavos de real, em valores de agosto de 1995.

    Art. 41-A. Do total do Fundo Partidário (redação dada pela Lei nº 12.875/13):

    I) 5% (cinco por cento) serão destacados para entrega, em partes iguais, a todos os partidos que atendam aos requisitos constitucionais de acesso aos recursos do Fundo Partidário; e                    (Redação dada pela Lei nº 13.165/15).

    II) 95% (noventa e cinco por cento) serão distribuídos aos partidos na proporção dos votos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados (incluído pela Lei nº 12.875/13).

    Art. 44. [...].

    § 3º.  Os recursos de que trata este artigo não estão sujeitos ao regime da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, tendo os partidos políticos autonomia para contratar e realizar despesas (redação dada pela Lei nº 12.891/13).

    3) Exame da questão e identificação da resposta

    a) Errado. Os recursos do fundo partidário não são distribuídos, em sua totalidade e em partes iguais, a todos os partidos que atendam aos requisitos constitucionais de acesso ao fundo, conforme disciplinamento disposto no art. 41-A, incs. I e II, da Lei n.º 9.096/95..

    b) Errado. Os recursos do fundo partidário não são compostos,  em sua maior parte, por verbas particulares decorrentes de doações de pessoas físicas, mas por dotações orçamentárias da União, conforme art. 38, inc. IV, da Lei n.º 9.096/95. Ademais, não se admite doações ou financiamento partidário por pessoas jurídicas desde o julgamento da ADI n.º 4.650, em 17.09.2015, pelo Supremo Tribunal Federal.

    c) Certo. Os recursos do fundo partidário são destinados exclusivamente aos partidos políticos cujos estatutos estejam registrados no Tribunal Superior Eleitoral, em conformidade com o expressamente previsto no art. 7.º, § 2.º, da Lei n.º 9.096/95.

    d) Errado. Os recursos do fundo partidário não são distribuídos anualmente apenas aos partidos políticos cujas contas tenham sido aprovadas no ano anterior. A desaprovação das contas partidárias, nos termos do art. 37 da Lei n.º 9.096/95, traz como consequência apenas a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento).

    e) Errado. Os recursos do fundo partidário utilizados pelos partidos nas suas contratações não precisam se submeter aos ditames da lei de licitações, posto que, em conformidade com o art. 44, § 3.º, da Lei n.º 9.096/95, há autonomia partidária para contratar e realizar despesas.

    Resposta: C.